MARK RALSTON / AFP

Filmes

Notícia

James Cameron, Guillermo del Toro e mais pedem que Oscar mude decisão polêmica

Academia anunciou que não transmitirá a entrega de oito categorias

09.03.2022, às 11H47.
Atualizada em 11.03.2022, ÀS 12H15

James Cameron, Guillermo del Toro, John Williams, Kathleen Kennedy e outras dezenas de nomes importantes de Hollywood, entre cineastas, produtores, figurinistas e compositores, assinaram uma carta endereçada à Academia, pedindo que ela reverta sua decisão de não transmitir a entrega de oito estatuetas ao vivo na cerimônia do Oscar 2022.

Segundo o texto, obtido pela Variety, os profissionais afirmam que essa medida "rebaixa" aqueles ofícios e os "relega ao status de cidadãos de segunda classe". As categorias afetadas são Melhor Edição, Melhor Trilha Sonora, Melhor Som, Melhor Cabelo & Maquiagem, Melhor Figurino, Melhor Documentário em Curta-Metragem, Melhor Curta-Metragem Animado e Melhor Curta-Metragem em Live-Action.

A carta reconhece que seja importante e louvável que a Academia se preocupe a audiência do prêmio, mas que este não seria o caminho para obtê-la. E, de fato, medidas semelhantes foram adotadas pelo Emmy e pelo Grammy, sem muito sucesso.

"Por quase um século, o Oscar representou o padrão máximo no reconhecimento e honra de todos os ofícios essenciais para fazer filmes. Agora, quando nos aproximamos no seu centésimo ano, estamos muito preocupados que esse padrão máximo esteja manchado pela valorização de algumas áreas cinematográficas em detrimento de outras", escrevem.

A 94ª edição do Oscar acontece em 27 de março, no Teatro Dolby, em Los Angeles. Como sempre, você poderá acompanhar todos os detalhes premiação na live do Omelete, no YouTube, e nas nossas redes sociais.

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no Youtube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.