Um dos destaques de Star Wars: Os Últimos Jedi, Kelly Marie Tran ficou anos afastada dos holofotes após sofrer críticas machistas e racistas de uma parcela dos fãs da saga especial. Agora, a atriz ressurgiu na terceira e última temporada de Sweet Tooth, já disponível na Netflix.
Na trama, Tran vive Rosie Zhang, filha da vilã Helen Zhang (Rosalind Chao). Mãe de quatro meninos-lobos, ela serve quase como uma capataz faz-tudo de sua mãe. Renegada ao posto de "ovelha negra" da família por dar à luz crianças híbridas, ela tenta recuperar o respeio e o carinho da matriarca fazendo o trabalho sujo da família.
Para Kelly Marie Tran, o papel em Sweet Tooth é o primeiro de destaque em uma produção com muitos fãs desde Star Wars: A Ascensão Skywalker, de 2019. Durante este período, ela fez uma participação na série live-action Monsterland e atuou nos filmes independentes The Young Wife e Me, Myself & the Void. Ela ainda coleciou trabalhos como dubladora, incluindo a protagonista Raya em Raya e o Último Dragão, da Disney.
O motivo de seu afastamento de hollywood é dos mais cruéis. Após viver Rosie Tico em Os Últimos Jedi, no qual foi uma das protagonistas, a atriz sofreu diversas críticas racistas e machistas por parte dos fãs. Na época, Tran chegou a excluir suas redes sociais para evitar os discursos de ódio.
Tran nasceu nos EUA, mas seus pais são do Vietnã, o que a torna a primeira atriz de origem asiática com destaque na trama. Em dezembro do ano passado, a página da atriz na Wookiepedia, uma das maiores enciclopédias online de Star Wars, foi editada com comentários racistas - saiba mais. Na época, o roteirista Bryan Young disse que o caso era "chocante e triste". Mark Hamill e o diretor Rian Johnson defenderam publicamente a atriz - veja aqui e aqui.
Todas as temporadas de Sweet Tooth estão disponíveis na Netflix.