Marvel Studios/Divulgação

Filmes

Artigo

Capitã Marvel faz bela homenagem a Stan Lee; entenda como

Este é o primeiro filme do MCU após a morte do quadrinista

08.03.2019, às 14H49.
Atualizada em 10.03.2019, ÀS 15H34

Capitã Marvel é o primeiro lançamento do Marvel Studios após a morte de Stan Lee, em novembro do ano passado. Logo, vê-lo fazendo sua tradicional aparição no filme por si só já seria emocionante. Mas, o estúdio foi além: prestou uma bela homenagem ao quadrinista logo no início da produção.

Nos créditos de abertura, em vez de recapitular diferentes momentos dos heróis no MCU, como de costume, o estúdio compila os cameos de Lee ao longo das produções. Ao final, a tela fica preta e aparece a mensagem “obrigado, Stan”.

Concluímos que a melhor forma de honrá-lo é da forma que tentamos fazer quando ele estava vivo, nos filmes. (...) Sempre pensei, se esse dia chegasse - o que já disse que não achei que chegaria, imaginava ele com 127 anos - que eu gostaria de fazer algo tocante e positivo no início, e não algo meio depressivo ao final. Sei que no geral uma celebração foi sempre o que Stan gostaria e não algo triste. Então aconteceu logo depois de recebermos a triste notícia. Tivemos a ideia e nosso departamento de desenvolvimento visual, liderado por Ryan Meinerding, fez as ilustrações que se misturam aos clipes [que você vê na abertura]”, explicou Kevin Feige ao Entertainment Tonight.

Além do tributo, que emociona ao pegar o espectador de surpresa, o quadrinista ainda participa de uma sequência do filme. Já na Terra, Carol Danvers procura por Skrulls em um trem em Los Angeles, desconfiando de absolutamente todos. De repente, ela para em frente a um passageiro que está lendo o roteiro de Mallrats, praticando suas falas. Ela abaixa os papéis e o encara. A pessoa em questão é Stan Lee, recebendo um sorriso fofo da heroína.

A referência a Mallrats é divertida, porque o quadrinista de fato participou do longa de Kevin Smith, dando conselhos à dupla de protagonistas vividos por Jeremy London e Jason Lee. Inclusive, sua fala em Capitã Marvel é a mesma que diz no filme de 1995.

Essa não foi a última aparição de Stan Lee no universo cinematográfico da Marvel. Kevin Feige diz que haverá uma cena em Vingadores: Ultimato, que tem estreia prevista para 25 de abril, e possivelmente uma em Homem-Aranha: Longe de Casa, que estreia em julho.