Séries e TV

Artigo

WandaVision | O que é a SWORD e qual o seu papel na série

Agência aparece diferente no MCU do que sua contraparte dos quadrinhos

19.01.2021, às 10H00.

Após chegar ao Disney+ no último dia 15, WandaVision deixou alguns fãs da Marvel com a pulga atrás da orelha por causa da aparição da SWORD (ESPADA, no Brasil). Subdivisão espacial da SHIELD liderada pela mutante Abigail Brand, a agência tem, nos quadrinhos, o objetivo de detectar e impedir ameaças extraterrestres. Na série do MCU, no entanto, a sigla parece ter um papel diferente. Além de fiscalizar de longe a realidade perfeita criada por Wanda (Elizabeth Olsen), a versão televisiva da SWORD consegue se infiltrar na vida da heroína, por meio de Monica Rambeau/Geraldine (Teyonah Parris) e do misterioso apicultor.

A aparição de uma SWORD sediada na Terra em WandaVision surpreende ainda mais após a cena pós-créditos de Homem-Aranha: Longe de Casa. No filme, é revelado Nick Fury (Samuel L. Jackson) estava passando férias em uma base espacial com uma armada skrull. Na época, a teoria era de que a nave seria o Pico, base da SWORD.

Por causa do envolvimento da agência com a nova realidade de Wanda, é difícil imaginar que a SWORD desempenhe no MCU o mesmo papel de sua contraparte dos quadrinhos. A própria sigla da entidade foi alterada: agora, ao invés de Equipe de Supervisão, Pesquisa, Avaliação e Defesa Alienígena, o nome da agência significa, em tradução livre, Divisão de Observação e Resposta a Armas Autoconscientes, dando a entender que seu foco no universo cinematográfico será controlar seres superpoderosos.

Obviamente, a especulação sobre o papel da SWORD da MCU deve acabar nas próximas semanas, à medida que a trama de WandaVision for se desenvolvendo.