Arte promocional de WandaVision

Créditos da imagem: Marvel Studios/Divulgação

Séries e TV

Lista

WandaVision | Relembre a trajetória de Wanda e Visão nos filmes da Marvel

Heróis são as estrelas da nova série do Disney+, que leva os personagens do MCU para a TV

Nicolaos Garófalo
13.01.2021
13h00
Atualizada em
13.01.2021
19h09
Atualizada em 13.01.2021 às 19h09

WandaVision estreia nesta sexta-feira (15) no Disney+, jogando de vez os holofotes do MCU (Universo Cinematográfico Marvel) sobre a Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen) e o Visão (Paul Bettany), personagens que apareceram pela primeira vez na franquia em Vingadores: A Era de Ultron.

Seis anos e quatro filmes depois, o casal finalmente terá sua relação explorada mais a fundo, mostrando que os personagens são mais do que meros “coadjuvantes de luxo” no universo Marvel.

Abaixo você relembra o caminho percorrido por Wanda e Visão antes de sua chegada ao Disney+:

Vingadores: A Era de Ultron

Antes de se unir aos Vingadores, Wanda Maximoff enfrentou a equipe ao lado do irmão, Pietro (Aaron Taylor-Johnson), quando os heróis tentavam desativar uma base da Hydra. Nascida e criada em Sokovia, a personagem perdeu os pais em um atentado e, ao lado de Pietro, se tornou cobaia dos experimentos do Barão von Strucker (Thomas Kretschmann), que, por meio da Joia da Mente, lhes deu superpoderes. Depois de perceber que estavam sendo manipulados por Ultron (James Spader), os gêmeos enfrentam o ciborgue na batalha de Sokovia, onde Pietro morre ao salvar o Gavião-Arqueiro (Jeremy Renner).

Visão também tem sua história ligada a Ultron, mas pode se dizer que ele, na verdade, está presente desde os primórdios do MCU. Assistente pessoal virtual de Tony Stark (Robert Downey Jr.), Jarvis, dublado por Bettany, apareceu em quatro filmes (incluindo o primeiro Homem de Ferro) antes de ser aparentemente destruído pelo vilão cibernético no começo de Era de Ultron. Depois de recompor seus protocolos, a inteligência artificial é transportada por Tony, Bruce Banner (Mark Ruffalo) e Thor (Chris Hemsworth) para o “corpo perfeito” construído por Ultron para si mesmo. Quando acorda, o Visão confirma que não é JARVIS, e sim uma personalidade completamente nova.

Capitão América: Guerra Civil

Entre os acontecimentos de Era de Ultron e Capitão América: Guerra Civil, Wanda e Visão passaram a viver no complexo dos Vingadores construído por Tony. Lá, os dois se tornaram próximos, como foi possível perceber pelos diálogos e troca de apelidos entre eles. O futuro casal, no entanto, acabou ficando de lados separados da cisão do supergrupo. Estudando os Acordos de Sokovia de maneira objetiva e estatística, Visão acredita que a decisão mais lógica é apoiar o Homem de Ferro, enquanto Wanda, que já tinha problemas pessoais com Stark desde a infância, se une ao Capitão América (Chris Evans), que se recusa a esperar permissão de autoridades para salvar vidas.

No final do confronto entre os dois lados, Wanda acaba em uma prisão especial para super-humanos, de onde é resgatada por Steve Rogers.

Vingadores: Guerra Infinita

Agora fugitiva, Wanda passa a viver de vez um romance com Visão, que camufla sua presença sempre que vai encontrar a amada, para que Stark não o rastreie. Em uma de suas escapadas românticas, os dois são atacados por Proxima Meia-Noite (Carrie Coon) e Corvus Glaive (Michael James Shaw). Durante a invasão de Thanos (Josh Brolin) a Wakanda, Wanda é obrigada a destruir a Joia da Mente e matar Visão, em um tentativa de impedir que o Titã Louco ponha as mãos na pedra e complete a Manopla do Infinito. O plano dá errado, no entanto, quando o vilão usa a Joia do Tempo para reconstruir o sintezóide – só para matá-lo novamente. Depois disso, Thanos dá seu estalo e Wanda é destruída junto com metade dos habitantes do universo.

Vingadores: Ultimato

Depois que os Vingadores completam seu “assalto no tempo” e unem as joias em sua própria manopla, Hulk traz todos os mortos de volta, obviamente com Wanda entre eles. No campo de batalha, a heroína busca por Thanos e só não o derrota porque o vilão ordena um bombardeio geral, fazendo-a perder o controle que tinha sobre ele.

Wanda sobrevive à batalha e, junto com Clint, lamenta as mortes de Visão, Natasha (Scarlett Johansson) e Tony.

Morto antes do estalo de Thanos, o sintezóide não voltou à vida após o sacrifício de Stark, tal qual a amada. Por isso, a explicação para seu retorno na nova série ainda é um mistério.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.