Filmes

Lista

Viúva Negra: 10 segredos e curiosidades que conferimos no set da Marvel

Confira as referências para o visual do antagonista e o que rolou nas filmagens

06.07.2021, às 14H00.
Atualizada em 06.07.2021, ÀS 15H04

Em 2019, o Omelete foi convidado para visitar o set e assistir a filmagem de uma cena de Viúva Negra, o longa que vai inaugurar a Fase 4 do MCU nos cinemas. No estúdio Pinewood, em Londres, não apenas tivemos a oportunidade de conversar com parte do elenco e da equipe, como pudemos caminhar pelos escritórios de produção, conferindo cada uma das referências para o longa. Tudo isso nos deu uma visão geral do que esperar do filme de Natasha Romanoff, desde o visual até os segredos de trama. 

Confira abaixo 10 segredos e curiosidades que conferimos no set de Viúva Negra:

As referências para Dreykov

Em um galpão dedicado aos figurinos do longa, o responsável pelo setor, Dan Grace, explicou todas as inspirações para os personagens. Uma das partes mais curiosas - até porque sua identidade é a mais misteriosa - foi um mural dedicado aos visuais que serviram como referência para o General Dreykov, o maior vilão do longa, interpretado por Ray Winstone. Em um painel de cortiça estavam fixadas fotos do diretor David Lynch, Peter Sellers em Dr. Fantástico, Christoph Waltz em 007 Contra Spectre e John Malkovich

O uniforme do Treinador e os Vingadores

Passando para o vilão mais físico do longa, o Treinador, Grace deu maiores detalhes sobre sua capacidade de emular os movimentos de outros personagens. Mais do que isso, o figurinista disse que muito de seu traje é retirado dos Vingadores, com seu traje sendo inspirado principalmente no Capitão América de O Soldado Invernal. Mas mais do que isso, o personagem copia os melhores elementos de cada um de outros heróis: ele tem um escudo como o Capitão, um capacete como o do Homem de Ferro, e garras como o Pantera Negra”, detalhou. 

As inspirações para Natasha jovem

Seguindo o clima mais pé no chão do longa, Viúva Negra nos levará de volta ao passado em algumas cenas, e não utilizará tecnologia de rejuvenescimento para mostrar Natasha criança. Pelo contrário, o filme terá uma atriz mais nova em seu lugar, e de acordo com o que vimos nas inspirações para o seu visual, algumas referências incluem atrizes como Natalie Portman, Drew Barrymore, Claire Danes e Reese Witherspoon. A última, inclusive, serviu como inspiração dupla; enquanto uma Witherspoon criança aparece no mural de Natasha criança, o visual da atriz no filme Livre também apareceu em uma seção do painel intitulada “Natasha na estrada”. 

A primeira cena de Florence e Scarlett

Marvel Studios/Divulgação

A última entrevista do dia na visita ao set foi com Florence Pugh, que sentou com os jornalistas e conversou de modo totalmente descontraído. Ela falou muito sobre a animação de estar em um filme da Marvel e revelou que sua primeira cena com Scarlett Johansson foi a cena que vemos no primeiro trailer, da luta após o reencontro das duas. Ela descreveu o momento: “é um ótimo jeito de quebrar o gelo, empurrar alguém no balcão de uma cozinha”. 

Diversos antagonistas

Marvel Studios/Divulgação

Uma das primeiras coisas que aprendemos durante a visita é que o filme terá diversos protagonistas, e mostrará Natasha lutando em diversas frentes. Não apenas ela estará fugindo do General Ross por ter violado o acordo de Sokovia em Guerra Civil, como haverá o Treinador e o General Dreykov. O produtor Brian Chapek descreveu bem: “Ross representa um antagonista, Treinador é um vilão primário que a força em uma jornada, e acima de tudo isso está o General Dreykov”. 

A cena no escritório de Dreykov

Marvel Studios/Divulgação

Convidados para assistir uma cena sendo filmada, pudemos caminhar por um set de filmagem que serviu como o escritório de Dreykov. O lugar era bem escuro e visivelmente antigo, com tecnologia ultrapassada. Na entrada, logo abaixo do símbolo soviético de uma foice e martelo, havia o quadro de um homem velho, sem identidade revelada. A cena mostrou Natasha aparecendo para copiar arquivos de um computador até que diversas Viúvas Negras aparecem no local. 

O outro lado de Natasha

Marvel Studios/Divulgação

Além do elemento realista do filme, que foi descrito por todos os membros da equipe com quem conversamos, um dos aspectos mais citados do longa é a revelação do outro lado de Natasha Romanoff. Para a produção como um todo, Viúva Negra é a oportunidade perfeita de explorar o lado humano de Natasha, a Vingadora que menos conhecemos desta perspectiva. Para Scarlett Johansson, a ideia era explorar “as diferentes forças e defeitos que ela tem, as partes dela mesma que ela considera feias ou que ela tem vergonha”.

O futuro da Florence Pugh

Marvel Studios/Divulgação

Um dos maiores questionamentos dos fãs em relação à Viúva Negra é sobre o futuro de Florence Pugh na franquia. Introduzida no longa como a espiã Yelena Belova, muitos fãs especulam que a personagem pode continuar na franquia. Questionada sobre isso, Pugh disse: “já me perguntaram isso tantas vezes e eu honestamente não sei a resposta”. 

Portas abertas

Marvel Studios/Divulgação

Uma das declarações que mais chamou atenção no dia da visita do set veio do produtor Brian Chapek, quando questionado sobre o futuro de Scarlett Johansson no MCU. Ele fez questão de enfatizar que as coisas serão ponderadas muito calculadamente, mas no fim das contas, pareceu deixar claro que tudo pode acontecer: “Nós pensamos em um filme por vez [...] Nós sabemos o destino final de Natasha, mas… Veremos, nós gostamos de manter nossas portas abertas”. 

Saudades dos amigos

Marvel Studios/Divulgação

A entrevista com Scarlett Johansson focou muito no outro lado de Natasha Romanoff e em tudo que é inédito no MCU e tem destaque em Viúva Negra. Um dos momentos mais comoventes foi quando a atriz falou sobre como é interpretar, pela primeira vez, sem nenhum dos colegas de Vingadores: “Eu sinto falta dos meus amigos, sabe? Eu mando mensagem para eles o tempo inteiro, falando ‘onde estão vocês? Eu preciso de ajuda! Eu tenho saudade deles, mas é legal mostrar essa outra perspectiva”. 

A estreia de Viúva Negra está marcada para 9 de julho, nos cinemas e também no streaming Disney+.