ATENÇÃO: Spoilers (levíssimos) de Viúva Negra a seguir!
A diretora Cate Shortland decidiu logo no começo da produção de Viúva Negra que o seu filme não tentaria esconder os anos de sexualização sofridos por Natasha Romanoff (Scarlett Johansson) no MCU. De fato, ela decidiu que incluiria uma piada sobre isso em uma cena específica do longa.
No momento, Yelena Belova (Florence Pugh) tira sarro da protagonista pela forma como ela se move e a sua "aterrisagem de super-heroína". "Você só faz pose. A forma como você se move não é real. Para quem você está fazendo isso?", zomba a personagem.
"Decidi que era importante apontar isso. Queria permitir que o público estivesse consciente do que estava vendo, e do que viu nos filmes anteriores. [...] Natasha foi uma personagem criada para o olhar masculino. Inicialmente, mesmo a forma como ela se mexia, e a forma como se vestia - tudo isso foi útil como um ponto de apoio para lançá-la, mas não era sua identidade", explicou Shortland à TIME.
Em Viúva Negra, Shortland diz que "fez um esforço consciente" para evitar a sexualização das personagens femininas.
Segundo a sinopse oficial divulgada pela Marvel, o longa vai mostrar Romanoff confrontando as partes sombrias de sua profissão quando surge uma perigosa conspiração conectada com o seu passado. Perseguida por uma força implacável que quer derrubá-la, ela deve lidar com sua história como espiã e as relações quebradas que deixou para trás quando se tornou uma Vingadora.
Viúva Negra ainda conta com Rachel Weisz (A Favorita), David Harbour (Stranger Things) e O-T Fagbenle (The Handmaid's Tale) no elenco. O roteiro é de Eric Pearson (Thor: Ragnarok).