Apesar de emocionante, o destino do Capitão América em Vingadores: Ultimato deixou os fãs cheios de dúvidas. Uma vez que Steve Rogers volta para o passado para finalmente ter o seu encontro com Peggy Carter, como isso afeta a linha do tempo? E como ele recuperou o escudo destruído por Thanos?
Os questionamentos são tantos que nem mesmo roteiristas e diretores parecem chegar a um consenso. Enquanto Christopher Markus e Stephen McFeely afirmam que existe apenas uma linha do tempo e que Steve Rogers é o misterioso marido de Peggy Carter citado anteriormente no MCU, os irmãos Russo afirmam que a viagem de Steve Rogers criou uma nova realidade.
Os diretores voltaram a falar sobre o assunto (via CBM), sugerindo inclusive que ainda existem histórias a serem exploradas. “Quando o Capitão América volta, ele cria uma nova realidade”, explica Joe Russo, “ele existiria nessa segunda realidade com um segundo Capitão América, que estava congelado”.
“Agora, essa é uma história para outro momento, claro, mas se ele criou outra realidade, ele precisou usar uma Partícula Pym para voltar para a realidade principal e entregar o escudo”, concluiu o diretor.
Ou seja, as dúvidas continuam. A expectativa agora é que o anúncio dos próximos filmes amarre algumas dessas pontas soltas deixadas por Ultimato. Como prometido por Kevin Feige, o novo cronograma do Marvel Studios deve ser anunciado em breve, após a estreia de Homem-Aranha: Longe de Casa e entre a San Diego Comic-Con e a D23.
Por enquanto, o estúdio trabalha em superar Avatar como a maior bilheteria da história. Apesar do seu relançamento com cenas extras ter o colocado de volta ao Top 10 nos EUA, ainda faltam US$ 23 milhões para Ultimato passar o filme de James Cameron.