Vingadores: Ultimato | Irmãos Russo explicam cinco mistérios deixados pelo filme

Créditos da imagem: Marvel Studios/Divulgação

Filmes

Lista

Vingadores: Ultimato | Irmãos Russo explicam cinco mistérios deixados pelo filme

Cuidado com spoilers!

Gabriel Avila
30.04.2019
19h24
Atualizada em
12.05.2019
21h41
Atualizada em 12.05.2019 às 21h41

Vingadores: Ultimato, o filme que encerra a fase Saga do Infinito do MCU, deixou uma série de mistérios. Em entrevista ao site chinês QQ, os diretores Anthony e Joe Russo explicaram alguns enigmas deixados pelo longa. Confira abaixo cinco segredos revelados pelos cineastas:

Cuidado com spoilers de Vingadores: Ultimato

Por que o Homem de Ferro estalou os dedos?

Marvel Studios/Divulgação

Embora seja emblemático por fechar o arco do personagem no MCU, a razão para o Homem de Ferro estalar os dedos tem uma razão simples: ele era o mais próximo ao Thanos no momento decisivo. De acordo com os Russo, a morte de Tony não é uma tragédia:

“As pessoas costumam pensar que a morte de um herói é uma tragédia horrível, mas nós pensamos diferente. Por sua morte ser capaz de trazer a esperança de volta e salvar metade do universo, então sua morte foi poderosa e cheia de significado. Nós não deveríamos nos sentir tristes ou ficar nervosos sobre ela.”

Capitão América afetou a linha do tempo ao ficar no passado?

Marvel Studios/Divulgação

De acordo com os diretores, a decisão do Capitão América de ficar no passado não criou um problema cronológico no Universo Cinematográfico Marvel, mas teve outra consequência drástica:

“A viagem no tempo neste filme criou uma realidade alternativa. Ele viveu uma vida completamente diferente naquele mundo. Nós não sabemos exatamente o que a vida dele se tornou, mas gosto de acreditar que ele ainda ajudou muitos outros necessitados nesse mundo. Sim, tivemos dois Capitães América nessa realidade, é como o Hulk disse, o que aconteceu no passado já aconteceu. Se você voltar ao passado, você cria uma nova realidade. (...) Tanto a anciã quanto o Hulk estavam certos. Não é possível mudar o futuro ao voltar para o passado, mas é possível criar um futuro alternativo diferente. Não de uma forma “efeito borboleta” em que cada decisão diferente poderia criar uma nova linha do tempo. Por exemplo, o Capitão idoso no fim do filme, ele viveu uma vida de casado em um universo diferente do principal. Ele teve de fazer outro salto para no fim entregar o escudo a Sam.”

Porém, o percurso do MCU segue inalterado:

“Mas isso não teve efeito no universo principal. O que aconteceu nos últimos 22 filmes ainda é cânone.”

Ao devolver a Joia da Alma é possível recuperar quem se sacrificou para obtê-la?

Marvel Studios/Divulgação

“Não, o processo é irreversível. Mesmo se você devolvê-la a sua localização original não é possível reaver a pessoa. Na verdade, não é exatamente devolver a Joia, é mais colocá-la no lugar. O tributo pela joia estará selado para sempre naquele lugar, portanto a Viúva Negra se foi para sempre.”

Por que não usaram a Joia do Tempo para salvar o Homem de Ferro? Tendo em vista que Thanos a usou para impedir que a joia de Visão fosse destruída em Guerra Infinita?

Marvel Studios/Divulgação

A vitória dependia diretamente do sacrifício de Tony, pois não haveria garantias de que Thanos seria derrotado sem a ajuda do herói:

“Dentre as 14 milhões de possibilidades que o Doutor Estranho viu, o sacrifício do Homem de Ferro é necessário para vencer”.

A presença de Harley Keener, o garoto de Homem de Ferro 3, no funeral de Tony Stark tem algum significado escondido? Ele voltará?

Marvel Studios/Divulgação

“Nós sentimos que ele deveria participar do funeral do Homem de Ferro. E sobre ele aparecer novamente no futuro, quem sabe?”