Séries e TV

Lista

Conexão com MCU, máfia das HQs e mais! 10 segredos do trailer de Gavião Arqueiro

Série estrelada por Jeremy Renner e Hailee Steinfeld marca passagem de bastão para Kate Bishop

13.09.2021, às 12H40.
Atualizada em 13.09.2021, ÀS 13H03

Para a surpresa de boa parte dos fãs do MCU, a semana começou com o primeiro trailer da série do Gavião Arqueiro, o próximo lançamento da Casa das Ideias no Disney+. A prévia introduz a nova fase de vida encarada por Clint Barton (Jeremy Renner) agora que o mundo está de volta à normalidade -- ou algo minimamente parecido com isso --, assim como apresenta Kate Bishop, a personagem da atriz Hailee Steinfeld. Contudo, há mais na prévia do que apenas essas introduções. Confira a seguir 10 segredos do trailer:

Clint Barton, um homem de família

Hawkeye/Marvel Studios/Reprodução

Ao que tudo indica, Hawkeye será uma série para toda a família. Além do clima natalino que invade o trailer com a música “It's The Most Wonderful Time Of The Year”, o próprio Gavião Arqueiro está dando toda a atenção que pode para os filhos em uma tentativa de recuperar o tempo perdido. Afinal, o herói os viu desaparecer com o estalo de dedos do Thanos, e só os recuperou cinco anos depois. É curioso notar, porém, que sua esposa, vivida por Linda Cardellini, está ausente na prévia. Trata-se de um indicativo na crise do casamento do herói ou é só um detalhe sem importância para a trama? Provavelmente descobriremos apenas em novembro, quando a série chegar ao Disney+.

Fantasma do passado

Hawkeye/Marvel Studios/Reprodução

No trailer, Clint Barton se surpreende ao ver uma figura misteriosa usando os trajes do Ronin e fazendo justiça com as próprias mãos. Como você deve se lembrar, depois de perder a família, o herói começa uma jornada sanguinária para livrar o mundo de criminosos, e só para porque a Viúva Negra (Scarlett Johansson) o convence, em Vingadores: Ultimato. É, portanto, o susto de encontrar este fantasma do seu passado que o leva a investigar o “falso Ronin” e conhecer a sua pupila, Kate Bishop.

Luto ao Cap continua

Hawkeye/Marvel Studios/Reprodução

Se o luto à figura do Capitão América ganhou contornos mais sombrios e realistas em Falcão e o Soldado Invernal, Hawkeye sugere uma celebração da vida de Steve Rogers. E, tratando-se de uma série natalina, nada melhor do que um musical da Broadway para fazer isso. O primeiro trailer da série mostra a família Barton indo assistir ao espetáculo intitulado Rogers e, segundo os banners na frente do teatro, trata-se de uma "história atemporal sobre um herói atemporal" que "captura o coração" do Cap.

A prévia revela um trecho da peça, que parece adaptar para os palcos a Batalha de Nova York, sobretudo considerando o visual e a presença de alguns personagens, como Thor, Viúva Negra, Homem de Ferro e, claro, o próprio Gavião Arqueiro.

Passagem de bastão

Hawkeye/Marvel Studios/Reprodução

Como outros títulos da fase 4, Hawkeye representa uma passagem de bastão -- no caso, do Gavião Arqueiro para Kate Bishop. Essa dinâmica não é exatamente uma novidade, considerando que a atriz Hailee Steinfeld já havia adiantado que os dois agiriam como mentor e pupila na série. No entanto, o primeiro trailer vai além de mostrar os erros juvenis da heroína em formação, como fazer uma entrada dramática (leia-se desajeitada) no QG dos vilões, e sua admiração pelo experiente Vingador. A prévia dá indícios também de que Clint Barton já sente o peso da idade. O corpo dele não aguenta mais o ritmo como antigamente.

Ao final da série, talvez Kate Bishop esteja pronta para assumir a responsabilidade que vem com a posição de heroína -- ou seja, o sonho de vê-la como um membro dos Jovens Vingadorespode não ser tão distante da realidade assim.

O Gavião ficou surdo?

Hawkeye/Marvel Studios/Reprodução

Talvez os fãs do MCU tenham sido pegos de surpresa com o aparelho auditivo usado pelo Gavião Arqueiro em alguns momentos do trailer, mas a verdade é que a surdez é uma realidade para o personagem desde os anos 1980 nos quadrinhos. Não como um traço constante na caracterização dele, mas aparecendo em diversas ocasiões. Na série solo de 2014, por exemplo, Clint passa por todo um arco de aceitação, e ver algo semelhante na TV pode ser muito interessante.

“Flechas perigosas”

Hawkeye/Marvel Studios/Reprodução

O Gavião Arqueiro é sempre motivo de piada por enfrentar todo tipo de ameaça, desde inimigos com um arsenal impressionante a aliens dotados de superpoderes, usando apenas um arco e algumas flechas. Não à toa, o trailer aproveita para brincar com essa pré-concepção do público e provar que dá, sim, para fazer muitos estragos com esses “modestos acessórios”. Em uma cena de perseguição, Clint seleciona a flecha menos perigosa que leva consigo para que sua pupila possa impedir seus inimigos de os alcançar, mas sem se machucar. Acontece que a opção teoricamente mais segura causa uma explosão no meio do trânsito de Nova York. É, esse aí é o Vingador menos poderoso...

Introdução da Eco

Hawkeye/Marvel Studios/Reprodução

Pela primeira vez, a Marvel revela -- ainda que de relance -- o visual da Eco, personagem que primeiro usou o manto do Ronin nas HQs. Interpretada por Alaqua Cox, a heroína deve ganhar um derivado pelas mãos de Etan e Emily Cohen, mas sua introdução mesmo será em Hawkeye.

Nos quadrinhos, Maya Lopez começou como vilã. Isso porque, quando pequena, foi convencida por Wilson Fisk de que o Demolidor causou a morte do seu pai. Só depois de enfrentar o herói em diversas ocasiões que ela descobre que o verdadeiro culpado foi justamente o Rei do Crime. Eco é uma jovem surda, capaz de copiar os movimentos de seus oponentes.

Gangue do Agasalho

Hawkeye/Marvel Studios/Reprodução

O trailer não aponta nominalmente quem são os inimigos que Clint e Kate vão enfrentar na série, mas o uso do agasalho vermelho como uma espécie de uniforme pelos bandidos não deixa dúvidas de que se trata da Gangue do Agasalho (a quem o Gavião apelida de Tracksuit Draculas nas HQs). A máfia é liderada pelo autoritário Ivan Banionis -- que não foi visto ainda em nenhum material promocional da série --, cuja esposa chega a se envolver romanticamente com Clint. Vale notar, porém, que dificilmente essa trama deve encontrar espaço na produção do Disney+, considerando como o herói é retratado como um homem de família.

Lucky

Hawkeye/Marvel Studios/Reprodução

O golden retriever Lucky também tem seu momento neste primeiro trailer. Além de fofo, o cão é um aceno à série de quadrinhos solo do Gavião Arqueiro, assinada por Matt Fraction em 2012.

Se você prestou atenção na prévia, notou que o bichinho aparece sem um dos olhos. Essa lesão é uma referência direta ao primeiro encontro de Lucky com Clint, quando o herói invade uma das instalações da Gangue dos Agasalhos. Ali, o cachorro atendia por Arrow e era constantemente maltratado pelos seus donos. Por isso, quando o Gavião começa a sair na mão com um grupo de adversários, Lucky o ajuda. Ele acaba apanhando feio e, mesmo com Clint o levando ao veterinário a tempo de salvá-lo, o cãozinho acaba perdendo um dos olhos.

Cadê a Yelena?

Viúva Negra/Marvel Studios/Reprodução

Uma das grandes expectativas ao redor da série está no encontro entre Clint Barton e Yelena Belova (Florence Pugh). Afinal, na cena pós-créditos de Viúva Negra, a espiã é levada a crer que o Vingador foi o responsável pela morte da sua “irmã”, Natasha Romanoff, em Vingadores: Ultimato -- bem parecido com o que aconteceu com a Eco nos quadrinhos, né? Bom, por enquanto os fãs não têm outra escolha a não ser esperar, porque Florence Pugh não dá as caras em nenhum momento da prévia. Nem ela, nem a Condessa Valentina (Julia Louis-Dreyfus), que a lança nessa missão para eliminar o Gavião Arqueiro.