Filmes

Entrevista

Morbius | Jared Leto e Adria Arjona apontam quem querem encontrar no multiverso

Na sua estreia no cinema, já está garantido que o Vampiro Vivo da Marvel encontrará outro vilão: o Abutre

30.03.2022, às 16H30.
Atualizada em 01.10.2022, ÀS 17H23

Não bastassem os claros planos da Sony Pictures de criar seu próprio universo compartilhado habitado apenas com personagens do universo do Homem-Aranha, como o já estabelecido Venom e os “novatos” Kraven, o Caçador e Madame Teia, a confirmação do multiverso em Sem Volta Para Casa tornou as possibilidades de crossover entre franquias praticamente intermináveis. Prestes a estrear nos cinemas em Morbius, interpretando ninguém menos que o próprio Vampiro Vivo da Marvel, Jared Leto revelou ao Omelete quem gostaria de ver dividindo tela com seu vilão — ou seria o renomado médico e cientista um anti-herói?

“Tom Holland, óbvio!”, disse o ator, sem hesitar. “Estou curioso para explorar esse terreno”. A escolha nada inesperada é apoiada também por sua parceira de cena Adria Arjona, que interpreta Martine Bancroft, a colaboradora de longa data do Dr. Michael Morbius no laboratório e, claro, seu interesse amoroso. “São tantos! Fico dizendo que sou muito fã do Tom Holland, porque eu realmente sou. Ele é ótimo e criou algo espetacular com os filmes do Homem-Aranha. E ele é tão charmoso, eu meio que quero conhecê-lo”, afirmou, mas não parou por aí. “Também amo esse Venom, ele é bem legal. Acho que seria uma boa combinação [com Morbius]. Talvez um pouco perigosa, mas gosto disso”.

Já se sabe que ao menos um personagem dos filmes do Teioso dará as caras em Morbius, e não é nem Peter Parker (Tom Holland), nem Eddie Brock (Tom Hardy). Na realidade, trata-se do vilão Abutre, vivido por Michael Keaton em De Volta ao Lar. Depois do encontro com o Amigão da Vizinhança, Adrian Toomes é mandado para prisão, e é lá onde o personagem de Leto o encontrará no filme, como revelaram os trailers. Não se sabe ao certo as circunstâncias que levam Morbius a ser preso, mas ele está com o tradicional uniforme laranja e ouve um discurso “motivacional” do experiente vilão. "Você foi presenteado. É hora de dizer adeus a quem você costumava ser e descobrir quem você está destinado a ser"; confira:

[Atenção: spoilers de Morbius a seguir] O Omelete já assistiu ao filme e pode dizer que a aparição do Abutre, na realidade, não tem nada a ver com os trailers. Na realidade, Adrian Toomes dá as caras somente nas cenas pós-créditos como um efeito colateral da ruptura e emenda do multiverso em Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa. Tirando uma piada em que Leto finge ser o Venom, o vilão de Keaton é a única conexão com o universo que a Sony está em desenvolvimento e sua participação abre brecha, sim, para que Leto e Arjona tenham seu desejo realizado de contracenar com Tom Holland. Basta dizer, por enquanto, que o Abutre convida o Vampiro Vivo para uma parceria — falaremos mais sobre isso em breve. 

Quando o Omelete visitou o set de Morbius em maio de 2019, o diretor Daniel Espinosa já tinha dado indícios de que essa cooperação entre vilões do Homem-Aranha soava interessantes para ele. "Os personagens [ao redor] do Homem-Aranha sempre têm uma faceta dupla: eles são chamados de maus, mas você entende suas motivações e de onde estão partindo. E é por isso que as parcerias entre vilões costumam ser mais interessantes do que as dos bonzinhos, quando o assunto é o universo do Homem-Aranha. Por isso, desejo a Sony muito sucesso. Sabe, acho que esses filmes serão uma grande homenagem aos fãs". 

Lembre-se que, naquela época, o conceito de multiverso ainda não estava estabelecido. Na realidade, Homem-Aranha: Longe de Casa sequer tinha sido lançado, e falava-se sobre a possibilidade de Venom ser o vilão do terceiro filme do Teioso, ou seja, não necessariamente Espinosa falou com precisão sobre o que viria acontecer nos anos seguintes. Até porque, desde então, muitos imprevistos se desenrolaram, inclusive um breve divórcio entre Marvel Studios e Sony, que com certeza bagunçou os planos originais para o universo, além da pandemia, é claro.  

Contudo, não parece acidental que a única conexão substancial de Morbius com o restante dos personagens do Homem-Aranha aconteça nas cenas pós-créditos. Também na nossa visita ao set, Espinosa disse que, embora a Sony estivesse desenvolvendo esse universo, ela não interferiu incisivamente nos seus planos para a história de origem do Vampiro Vivo. "Estamos ainda no começo dessa grande jornada. Então acho bom poder vir trabalhar com colaboradores que são cabeça aberta e não muito rígidos sobre para onde querem ir. Eles ouviram os diferentes diretores e criadores envolvidos com esses personagens que estão em desenvolvimento", contou, na ocasião. [fim dos spoilers]

Dito isso, Morbius de fato sinaliza um universo em expansão, e não parece absurso esperar eventualmente as sombras roxas que apareceram no céu de Sem Volta Para Casa, isto é, Kraven, o Caçador, Escorpião, Rino, Mystério e Gata Negra cruzem o caminho senão do médico, do Teioso.

Morbius estreia no Brasil em 31 de março.

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.