Pesquisa da GDC diz que mais da metade dos devs acham GenIA prejudicial
Indústria está cada vez mais sendo contra o uso de IA generativa
A Gamers Developers Conference, ou GDC, publicou sua pesquisa sobre a indústria dos games em 2026, com o resultado de várias pesquisas envolvendo os desenvolvedores da indústria sobre o mercado, demissões, e uso de IA generativa.
Segundo a pesquisa, cerca de 52% dos desenvolvedores entrevistados acreditam que a IA generativa está causando um impacto negativo na indústria, um aumento em 30% em comparação com o ano passado.
Questionados se eles ou alguém na empresa utilizavam essas ferramentas, 52% responderam que sim e 35% que não, algo que não mudou desde 2025. Entretanto, o otimismo quanto ao uso de IA parece ter diminuído drasticamente.
Na pesquisa atual, apenas 7% das pessoas entrevistadas acreditam que a IA tem um impacto positivo na indústria dos games. Apesar de toda a conversa entre executivos, as políticas de uso obrigatório de IA também representam uma pequena minoria de empresas, com apenas 6% relatando sua implementação forçada no ambiente de trabalho.
Em contrapartida, 28% afirmaram que o uso de IA GenAI é totalmente opcional, 22% disseram que algumas ferramentas eram permitidas enquanto outras não, e 16% relataram uma proibição total da tecnologia.