Transforme sua forma de curtir entretenimento

Conheça o Chippu Icone Conheça Chippu
Icone Fechar
Games
Notícia

Divinity | Larian não usará IA em nenhum processo de criação de artes

Swen Vincke deu resposta longa sobre polêmicas em que a empresa se envolveu recentemente

Omelete
2 min de leitura
09.01.2026, às 14H04.

Após uma longa polêmica depois do anúncio de Divinity, o CEO da Larian, Swen Vincke, voltou a falar sobre o uso de inteligência artificial dentro do estúdio. Desta vez, ele comunicou a decisão de não usar tecnologia generativa em nenhuma etapa do processo criativo de artes conceituais.

Divinity
Divulgação/Larian

Omelete Recomenda

"Sei que houve muita discussão sobre nós usarmos ferramentas de IA como parte da exploração de conceitos. Já dissemos que isso não significa que o conceito propriamente dito seja gerado por IA, mas entendemos a confusão. Para garantir que não haja dúvidas, decidimos cessar o uso de ferramentas de IA generativa durante o desenvolvimento de artes conceituais", disse em uma sessão de perguntas e respostas no Reddit.

Ainda assim, Vincke não descartou o uso de IA em outros setores da empresa:

"Nossa esperança é que a IA nos ajude a refinar ideias mais rapidamente, levando a um ciclo de desenvolvimento mais focado, com menos desperdício e, no fim das contas, um jogo de qualidade mais alta", explicou.

Por fim, Vincke quis garantir a origem de todos os elementos que estarão no jogo final. Caso alguma parte de Divinity tenha sido gerada por IA, o CEO garante que será um modelo treinado usando apenas dados da própria Larian, e não de outros desenvolvedores ao redor do mundo.

Webstories

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.