Jacob Navok, ex-diretor de negócios na Square Enix, comentou sobre o uso de IA generativa nos jogos, e comentou que apesar de algumas pessoas não gostarem, o público geral parece não se importar.
Navok aponta para os números de Steal a Brainrot, um jogo dentro de Roblox, que já teve 30 milhões de usuários ativos, enquanto outro jogo que usa IA generativa, Arc Raiders, teve 480 mil usuários simultâneos na última semana.
No caso de Arc Raiders, o jogo utiliza IA generativa para gerar as vozes do jogo, enquanto Steal a Brainrot utiliza memes gerados por IA para fazer a jogabilidade. "A Geração Z adora IA de baixa qualidade e não se importa com nada. A próxima geração de jogadores é como Bane em Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, dizendo: 'Você apenas adotou a baixa qualidade, eu nasci nela'," comenta o executivo.
Ele ainda comenta sobre como a Activision está utilizando IA, e que "arte e as vozes dentro do jogo são apenas a ponta do iceberg. Muitos estúdios que conheço estão usando IA generativa na fase conceitual, e muitos outros estão usando Claude para a programação".
Navok não especificou os estúdios, mas continuou dizendo que "será difícil encontrar um título não-indie que não utilize Claude para a programação, e ignorar o uso da inteligência artificial, por ser código, focando puramente na arte, demonstra que muitos sentimentos voltados à IA são guiados pela emoção em vez da lógica".