Filmes

Notícia

Transformers | Fábrica da Hasbro na China é acusada de maus-tratos

Empresa emite comunicado para responder às acusações

27.12.2011, às 16H22.
Atualizada em 10.02.2017, ÀS 01H00

O Instituto do Trabalho Global e Direitos Humanos, entidade que policia condições insalubres de trabalho ao redor do mundo, publicou um relatório de 40 páginas condenando a linha de produção da fábrica que a Hasbro mantém na província de Guangdong na China.

transformers

Segundo os inspetores do Institute for Global Labour and Human Rights, que entraram na fábrica Jet Fair sob sigilo, a pressão para montar bonecos dos Transformers a tempo do Natal submetia trabalhadores chineses a "sujeira, domitórios lotados, infestados de ratos e pulga" em um calor que chegava a 40ºC, em turnos de 12 horas diárias, sete dias por semana, com uma renda de 92 centavos de dólar por hora.

O relatório diz que, durante os turnos, os operários não podem conversar ou erguer as cabeças, passam por revistas três vezes ao dia e precisam de permissão para usar o banheiro. A Hasbro estaria também aberta a contratar chineses de 14 e 15 anos, "analisando de caso a caso". O relatório completo pode ser baixado (em inglês) aqui.

A empresa emitiu um comunicado oficial em que nega a insalubridade da fábrica. "Imediatamente após algumas falsas alegações divulgadas por um grupo de fora em relação às condições de trabalho na fábrica Jet Fair, a Hasbro, ao lado da ICTI [Conselho Internacional de Fabricantes de Brinquedos], organizou um time para investigar o caso, uma vez que consideramos muito sérias as acusações. Depois de uma inspeção surpresa de nove horas feita na fábrica nesta semana, estamos certos de que a Jet Fair está em acordo com os requerimentos rigorosos da Hasbro."

Assim como a denúncia, a réplica também pode ser lida na íntegra na web.