Filmes

Notícia

Star Trek | Depois de processo, Paramount e CBS lançam guia para filmes feitos por fãs

Estúdios entraram na justiça recentemente contra empresa

24.06.2016, às 14H21.

No final de 2015, a Paramount e a CBS se uniram para processar a Axanar Productions Inc., por conta do uso indevido de nomes e itens do universo de Star Trek para um fã filme – leia mais. Agora, para evitar tais impasses, os estúdios lançaram uma espécie de manual com regras para aqueles que quiserem produzir os próprios filmes.

As regras estão disponíveis no site oficial da franquia e incluem detalhes como:

  • A produção dos fãs precisa ter menos de 15 minutos para uma história fechada, ou não mais do que dois segmentos, episódios ou partes, sem passar de 30 minutos no total. Sem temporadas adicionais, episódios, partes, sequências ou remakes.
  • O título do filme, ou qualquer parte, não podem ter o nome de Star Trek. No entanto, o nome deve contar o complemento “A Star Trek Fan Production”. A produção não pode usar o termo “oficial” no título, subtítulo ou qualquer material de marketing, promoção ou redes sociais.
  • O conteúdo da produção feita pelos fãs precisa ser original, sem reproduções, recriações ou clipes de qualquer produção de Star Trek. Se algum conteúdo de terceiros de Star Trek for utilizado, todas as permissões necessárias precisam ser obtidas por escrito.
  • Se a produção usar uniformes ou itens comercialmente disponíveis de Star Trek, esses itens precisam ser os oficiais e não imitações ou outros produtos similares do mercado.
  • A produção realmente precisa ser dos “fãs”, ou seja, os atores e demais participantes precisam ser amadores, não podem receber pelo serviço e não podem ser ex-funcionários de qualquer série, filme, produção, ou qualquer item licenciado de Star Terk pela Paramount ou CBS.

Axanar Productions Inc. fez seus filmes através de financiamentos coletivos e teria arrecadado cerca de US$ 1 milhão. Esse fato, segundo os estúdios, justificaria o processo, já que foi um projeto que pode ter gerado lucro para os organizadores. 

Star Trek: Sem Fronteiras, novo filme da franquia, chega aos cinemas em 1º de setembro. Já a nova série tem estreia prevista somente para 2017 - saiba mais.