Divulgação/DC Comics

Filmes

Notícia

Shazam! | Quem é o Senhor Cérebro?

Clássico vilão do Campeão da Magia pode apontar o futuro do herói nos cinemas

10.04.2019, às 12H45.
Atualizada em 10.04.2019, ÀS 13H03

[Atenção: o artigo tem spoilers de Shazam!]

Shazam!, o novo lançamento da DC nos cinemas, se dedicou a apresentar grande parte do universo do herói. Uma das maiores surpresas do filme estrelado por Zachary Levi ficou por conta da inclusão do Senhor Cérebro, grande vilão do herói nas HQs que pode apontar o futuro do Campeão da Magia nas telonas.

Reprodução/DC Comics

A primeira aparição do personagem nas HQs foi dividida em duas partes. Embora a larva verde tenha aparecido nas páginas da revista Captain Marvel Adventures #26, o vilão já vinha cercando Billy Batson desde o número 22, quando participava das histórias apenas como uma voz vinda do “além”. Cérebro surgiu na história A Sociedade Dos Monstros, de 1943, quando chega à Terra com o objetivo de formar a tal Sociedade, um grupo de seres perversos, que causam problemas para Shazam, na época ainda chamado de Capitão Marvel. Nessa versão, o verme vem de um planeta de larvas menos inteligentes do que ele. Quando as HQs do herói passaram da editora Fawcett para a DC, o personagem ganhou uma nova e detalhada origem.

Reprodução/DC Comics

Conforme a família Shazam chegou ao Universo DC, o Senhor Cérebro passou a ser um verme míope vindo de Vênus que, ao contrário do restante de sua raça, tinha um grande intelecto e poderes mentais. O vilão descobre muito cedo que pode controlar outras pessoas, usando um homem-bode para criar seus óculos, equipamento de voz e um rádio transdimensional que possibilitava comunicação com a Terra. Fascinado com o que ouvia sobre o planeta, o verme decidiu atacá-lo e criar um reino de terror como nunca visto antes.

Conhecido como “Verme Mais Perverso do Mundo”, o Senhor Cérebro tem em todas as suas versões uma característica em comum: liderar a Sociedade dos Monstros. O grupo já foi integrado por praticamente todos os vilões de Shazam, incluindo Adão Negro, Homens-Crocodilo e Rei Kull. Sua aparição mais recente nas HQs foi nos Novos 52, quando é encontrado pelo Doutor Silvana. A história ganhou uma continuação, atualmente inédita no Brasil, em que a origem do verme será recontada, como um ser milenar com grande poderes mágicos e ligado diretamente à fonte de poder de Shazam.

Considerando que o vilão é protagonista da cena pós-créditos do longa, é seguro dizer que ele deve voltar para a sequência. Desde sua aparição nos anos 1940, o telepata mantém uma relação de camaradagem com o Doutor Silvana, tendo em comum o grande desejo de se livrar de Shazam. Como o vilão Adão Negro ganhará um filme solo, em que o personagem será interpretado por Dwayne Johnson, a sequência deve trazer a Sociedade dos Monstros para antagonizar com o herói. Considerando que três dos maiores integrantes do grupo já apareceram no primeiro longa, é melhor que Billy Batson se prepare para lidar com ameaças inimagináveis - como um verme telepata com problema de visão.