DGA D. W. Griffith Award Acceptance Speech/Warner Bros/Reprodução

Filmes

Notícia

Roteiro recém-descoberto de Stanley Kubrick vai a leilão

Cineasta escreveu script em 1956, mas filme nunca chegou a ser feito

08.11.2018, às 21H45.

Talvez mais uma obra idealizada por Stanley Kubrick possa ser feita em breve. De acordo com o Deadline, um roteiro até pouco tempo perdido do cineasta, adaptando o romance O Segredo de um Homem, vai a leilão no final do mês. O scrip, assinado por Kubrick e Calder Willingham em 1956, tem o selo da MGM, mas nunca entrou em produção.

O roteiro da dupla traz a história do autor Stefan Zweig para os Estados Unidos, porém segue a trama original. Logo, ainda que não fosse ambientado na Austria, o filme acompanharia um vendedor charmoso e traiçoeiro de 30 anos que se aproxima de um menino de 10 anos para tentar seduzir a mãe dele.

Apesar do selo da MGM, não há certeza se o estúdio detém direitos sobre esse material. Ao Deadline, representantes afirmaram que estão investigando a questão internamente. Deste modo, quem adquirir o roteiro pode acabar assumindo uma tarefa ousada: produzir um filme inédito de um dos cineastas mais reverenciados da história.

Mas seguir os passos de Kubrick não seria o único desafio. Quando o roteiro foi encontrado no início do ano, Nathan Abrams, que estuda a carreira do cineasta, afirmou ao The Guardian: "a criança age como um intermediário não-voluntário para a sua mãe e seu possível amante, criando uma história perturbadora sobre sexualidade e abuso infantil nas entrelinhas."

Com mais de 100 páginas, o scrip irá para leilão em 20 de novembro e o lance inicial deve ser de US$ 20 mil.

Vale notar que o romance de Zweig já foi adaptado para os cinemas em duas ocasiões, sendo a mais recente em 1988, estrelado por Faye Dunaway.