Filmes

Notícia

"Oscar" espanhol já tem seus vencedores

Volver e O Labirinto do Fauno se consagram no Goya

29.01.2007, às 00H00.
Atualizada em 11.01.2017, ÀS 11H02

Alatriste, o épico estrelado por Viggo Mortensen, ficou fora dos prêmios principais do Goya, o Oscar espanhol, que teve a sua cerimônia realizada ontem. O prêmio de melhor filme foi, sem surpresa, para Volver.

O filme de Pedro Almodóvar ficou ainda com os prêmios de melhor atriz para outra queridinha do cinema espanhol, Penélope Cruz, melhor diretor, melhor trilha sonora e também melhor atriz coadjuvante (Carmen Maura). Penélope comemora, também, uma indicação ao Oscar de melhor atriz, feito inédito para uma espanhola. O filme de Almodóvar, no entanto, ficou de fora na categoria de melhor filme em língua não-inglesa.

Volver

Este é o segundo Goya de melhor diretor para Almodóvar, que no melhor estilo Woody Allen não foi à cerimônia de entrega dos troféus. Em 2005 o diretor abandonou sua cadeira na Academia Espanhola de Cinema por discordar do modo como os filmes eram julgados na pré-seleção do Oscar, numa questão que envolveu seu filme Má Educação. Desde então, ele nunca mais compareceu a uma cerimônia do Goya.

Se Volver terminou com cinco troféus, O Labirinto do Fauno, do mexicano Guillermo del Toro, ficou com sete, incluindo melhor roteiro e melhor atriz revelação para Ivana Baquero. O prêmio de melhor ator, para o qual Mortensen havia sido indicado, ficou com Juan Diego, de Vete de Mi. Apesar de ter quinze indicações, Alatriste, o filme mais caro já feito na Espanha, ficou com apenas três prêmios técnicos.

Clique aqui para conferir a listra completa de vencedores do Goya.