Este ano, a categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar terá um dos seus melhores anos. Independente de quais sejam os cinco indicados, os nomes envolvidos incluem alguns dos melhores filmes de 2025, e alguns dos maiores cineastas no momento. O brasileiro já está bem familiar com O Agente Secreto, cotado para o Oscar desde que conquistou os prêmios de Melhor Direção e Melhor Ator no Festival de Cannes 2025. Mas foi lá que surgiu, também, seu principal competidor para a estatueta da Academia – o grande vencedor da Palma de Ouro daquele Cannes e um filme para lá de brilhante: Foi Apenas um Acidente.
Estamos falando de um dos grandes títulos de 2025, e um que não foi indicado ao Oscar só nessa categoria, como também em Melhor Roteiro Original.
Tenso, estranhamente divertido, repleto de significado e com peso histórico ímpar, Foi Apenas um Acidente – em cartaz agora nos cinemas brasileiros – reflete o que o cinema internacional tem de melhor para oferecer. Usando o suspense para comentar não só sobre as torturas e injustiças que o atual regime cometeu contra o povo iraniano, mas também para examinar o que vem depois disso, quando é preciso reconstruir a vida, Jafar Panahi faz um filme que nos deixa de olhos presos na tela até o seu glorioso, desconfortável e inesquecível final.
Imovision
O resultado não é só uma menção no nosso ranking de melhores filmes do ano passado, como prêmios a mil. Além de vencer a última Palma de Ouro no Festival de Cannes, e quando O Agente Secreto não ganha um prêmio de filme internacional, é tipicamente porque Foi Apenas o Acidente levou o troféu. O brasileiro, por exemplo, levou a honra no Globo de Ouro e Critics Choice Awards, mas no National Board of Review, uma das premiações mais históricas da crítica nos EUA, o longa de Panahi foi o escolhido.
Parte disso também vem, claro, do reconhecimento por toda a obra de Panahi. Foi Apenas um Acidente foi rodado de maneira oculta do governo iraniano, mas essa não é sua primeira vez gravando um projeto assim – o mesmo aconteceu com Sem Ursos, que assim como Balão Branco, 3 Faces e o vencedor do Urso de Ouro do Festival de Berlim, Táxi Teerã estão disponíveis para streaming no Reserva Imovision.
Revisitar essa filmografia é entender a admiração da indústria por um dos cineastas mais ousados, corajosos e essenciais de nosso tempo. Ainda estamos torcendo e confiantes na vitória de O Agente Secreto, mas – diferente do que diz o título do filme – o louvor para Foi Apenas um Acidente não é nada acidental.
Foi Apenas um Acidente segue em cartaz nos cinemas brasileiros. Post publicado originalmente em 22 de janeiro.