Filmes

Artigo

Todos contra a Marvel: entenda as críticas ao sucesso do MCU

Discutimos as declarações de Martin Scorsese, Jennifer Aniston e mais

11.10.2019, às 17H10.

A Marvel Studios foi alvo de polêmicas durante a última semana, com atores e cineastas opinando sobre as obras do estúdio e suas contribuições ao cinema.

Tudo começou quando o diretor Martin Scorsese, promovendo seu filme O Irlandês, afirmou que não via os longas da Marvel como “cinema”. O argumento é que os atores não conseguiam passar uma experiência emocional e psicológica para os espectadores, apesar do esforço do elenco. O cineasta elogiou a qualidade da produção, mas afirmou que os filmes mais parecem atrações de parque de diversão. Isso deu início à toda uma discussão, com muitos participantes do MCU criticando a fala de Scorsese. Só Robert Downey Jr. foi mais favorável ao diretor, dizendo: “Eu considero a opinião dele, porque, como em tudo, precisamos de perspectivas diferentes para que a gente consiga avançar".

Toda a discussão lembra bastante comentários feitos por James Cameron antes da estreia de Vingadores: Ultimato, quando o diretor falou: “Espero que a fadiga de filmes de 'Vingadores' chegue rápido. Não é que eu não ame os filmes. É só que, por favor, existem outras histórias para contar, que não são sobre machões sem família fazendo coisas que desafiam a morte por duas horas sem parar, e destruindo cidades no processo". É bom ressaltar que Cameron voltou atrás assim que Ultimato passou a bilheteria de Avatar, dizendo que passou a ver o sucesso como um sinal positivo de que “as pessoas ainda vão ao cinema”.

A personagem mais inusitada de toda essa briga é Jennifer Aniston, a eterna Rachel de Friends. A atriz se pronunciou recentemente sobre a confusão, falando que acredita que a Marvel representa um mal ao cinema, e é um motivo pelo qual muitos atores estão investindo na televisão: “Você vê o que está passando por aí [nos cinemas] e só está diminuindo e diminuindo, são só filmes grandes da Marvel”. Ela ainda completou: "Realmente não estou interessada em interpretar em frente a um fundo verde".

Com tantas repercussões, discutimos o impacto da Marvel no cinema na nossa tradicional live de sexta-feira! Você confere o resultado logo acima.