Filmes

Lista

Era Uma Vez em... Hollywood | Os 10 maiores easter eggs e referências

Cuidado com spoilers abaixo!

15.08.2019, às 15H04.

O novo filme de Quentin Tarantino, Era Uma Vez em... Hollywood, chegou aos cinemas trazendo uma coleção de personalidades existentes na vida real e fazendo referências a acontecimentos dos anos 60, mas além disso, ele traz diversos easter eggs curiosos, incluindo acenos à própria filmografia de Tarantino.

Confira abaixo os easter eggs e referências mais legais de Era Uma Vez em... Hollywood (mas cuidado com spoilers!):

Fogo nos nazistas

Logo no início de Era Uma Vez em... Hollywood, o filme dá uma amostra de cenas de diferentes filmes protagonizados por Rick Dalton, o personagem de Leonardo DiCaprio. O filme 14 Fists of McClusky traz uma cena em que o ator usa um lança-chamas para queimar uma reunião de nazistas, relembrando inevitavelmente o fim de Bastardos Inglórios

O cachorro Sapirstein

Logo no começo, Sharon Tate (Margot Robbie) aparece chegando de viagem com um cachorrinho de estimação, que mais tarde é visto sendo chamado de Sapirstein por Roman Polanski (Rafal Zawierucha). É curioso que este é o nome do personagem do suspeito médico de Rosemary em O Bebê de Rosemary, um dos maiores sucessos de Polanski, lançado em 1968.

O personagem de Kurt Russell

Em Era Uma Vez em... Hollywood, Kurt Russell interpreta Randy, responsável por dublês em um dos filmes de Rick Dalton. A escolha é provavelmente uma referência à Prova de Morte, filme de Tarantino em que o ator interpreta o Dublê Mike. Ainda, Randy é casado com Janet, interpretada por Zoë Bell, que tem papel de destaque em Prova de Morte

A música das garotas

Apresentadas de forma bem poética, as jovens mulheres integrantes da Família Manson aparecem em Era Uma Vez em... Hollywood cantando uma singela musiquinha, intitulada "I'll Never Say Never To Always". A faixa é uma das mais conhecidas composições do próprio Charles Manson (e está disponível no Spotify). 

Aquele Karmann Ghia

Era Uma Vez em... Hollywood é repleto de cenas em carros, e diversas vezes lembra Kill Bill por filmar os personagens com a câmera logo atrás da cabeça do motorista e passageiro. Mas a referência não para por aí. O carro de Cliff Booth, personagem de Brad Pitt, é um Karmann Ghia azul, o mesmo veículo dirigido por Uma Thurman como Beatrix Kiddo.

A parede do LAX

Uma referência bem passageira, mas notável, é feita ao segundo filme de Tarantino, Jackie Brown. Quando Cliff Booth e Rick Dalton retornam da Itália, eles são vistos caminhando em frente à famosa parede de pastilhas do aeroporto de Los Angeles, que é mostrada proeminentemente na sequência inicial do filme de 97.

Origens de Tess

Quando acompanhamos a rotina de um dia na vida de Sharon Tate, vemos a atriz entrando em uma loja para comprar uma edição de Tess dos D'Urbervilles, de Thomas Hardy, livro que seria adaptado para às telas por Roman Polanski 10 anos depois da morte de Tate. Na vida real, Polanski dedicou Tess à sua falecida esposa, já que Sharon tinha sugerido que o diretor filmasse a história do livro durante o último encontro do casal. 

Um diretor familiar

Quando o narrador recapitula as aventuras de Rick Dalton na Itália, ele cita os filmes feitos pelo ator no país, e faz uma referência que deve enlouquecer os fãs de Bastardos Inglórios. Um dos filmes feitos por Rick foi dirigido por Antonio Margheriti, um diretor italiano cujo nome foi utilizado pelos Bastardos disfarçados por italianos no longa de 2009.

O passado misterioso de Cliff

Em uma cena de Era Uma Vez em... Hollywood nós temos uma pequena mostra do passado de Cliff Booth, visto junto à sua esposa Natalie em um barco, deixando em aberto se o dublê realmente matou a mulher. A cena é uma provável referência ao caso nunca resolvido da morte da atriz Natalie Wood, em 1981, que aconteceu em um barco, na companhia de seu marido Robert Wagner, considerado suspeito. A causa da morte de Wood, controversa por relatos conflitantes de testemunhas, acabou rotulada como "afogamento e outros fatores indeterminados".

Os famosos cigarros Red Apple

Era Uma Vez em... Hollywood inclui uma cena no meio dos créditos, que mostra o personagem de Rick Dalton gravando um comercial de Red Apple, marca de cigarros fictícia que figura em diversos filmes do Tarantino, desde Pulp Fiction a Kill Bill