Filmes

Notícia

Amazon abre produtora de cinema - e quer a sua participação

Loja online vai produzir filmes baseados em projetos dos usuários do site

18.11.2010, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 14H11

A loja online Amazon está expandindo sua atuação para o cinema. A produtora Amazon Studios foi criada como objetivo de descobrir novos talentos e já nasce com um contrato de prioridade com a Warner Bros.

amazon

Os projetos serão desenvolvidos com base em conteúdo enviado pelos usuários do site, girando em torno de concursos mensais e respostas da comunidade online. Assim, se você sonha em ser cineasta, esta é a sua oportunidade, pois a Amazon está convidando usuários de todo o mundo a enviar seus roteiros ou filmes. Esses filmes devem ter duração de longa-metragem (mais de 70 minutos) e servirão de base para os longas que a Amazon produzirá para lançar em circuito comercial.

A intenção é replicar no Amazon Studios a colaboratividade da loja online, em que usuários podem escrever suas próprias avaliações dos produtos - no caso, as críticas dos roteiros e "filmes-teste". Por meio de concursos mensais e anuais, os projetos serão premiados em dinheiro no Amazon Studios Awards, com uma verba de US$ 2,7 milhões para distribuir entre os projetos enviados até 31 de dezembro de 2011.

Um júri composto por profissionais da indústria vai escolher os projetos que virarão filme em Hollywood. Integram o júri o produtor e ex-presidente da Miramax Mark Gill, o roteirista Mike Werb (Lara Croft: Tomb Raider, O Máscara), o roteirista Jack Epps Jr. (Top Gun) e o produtor Michael Taylor, ambos da Escola de Artes Cinematográficas da Universidade da Carolina do Sul.

Mais detalhes estão disponíveis no site do Amazon Studios.