Valery HACHE / AFP

Filmes

Notícia

Spike Lee chama Jair Bolsonaro de gângster no Festival de Cannes

Além do presidente brasileiro, o diretor ainda criticou Donald Trump e Vladimir Putin

06.07.2021, às 11H28.
Atualizada em 06.07.2021, ÀS 13H25

O diretor Spike Lee chamou o presidente Jair Bolsonaro de gângster na abertura do Festival de Cannes, nesta terça-feira (6), de acordo com a Folha de S.Paulo. O cineasta preside o júri da 74ª edição do evento.

"Este mundo é governado por gângsters. O Agente Laranja [Donald Trump] , o Cara do Brasil [Bolsonaro] e o [presidente da Rússia Vladimir] Putin. Eles são gângsters e farão o que quiserem. Eles não têm moral nem escrúpulos. E temos que falar abertamente contra gângsteres como esse."

O Brasil marca presença no evento, representado no júri por Kleber Mendonça Filho, e com produções em diferentes mostras, como o curta Sideral e o longa Medusa. João Paulo Miranda Maria, o diretor de Casa de Antiguidades, também participa de forma simbólica na subida do tapete vermelho.

 

Décadas depois de Faça a Coisa Certa

Vale notar que o diretor Spike Lee retorna ao Festival de Cannes fazendo história mais uma vez -- agora, como o primeiro presidente negro do júri. Mas, em 1989, sua carreira teve um incentivo significativo no evento, com a exibição de Faça a Coisa Certa. Mais de 30 anos depois, Lee refletiu sobre a importância do longa durante a coletiva de imprensa do festival.

"Você pensaria que pessoas negras parariam de serem caçadas como animais", disse o cineasta, citando nominalmente George Floyd e Eric Garner, duas vítimas emblemáticas de violência policial da história recente dos Estados Unidos. De acordo com o Deadline, a afirmação rendeu aplausos dos presentes.

Considerado até hoje como um dos melhores trabalhos de Spike Lee, o filme retrata tensões raciais e a violência policial em Nova York, colocando os personagens para escolher qual é o melhor caminho para lidar com esse cenário, de modo análogo ao debate levantado por Martin Luther King Jr. e Malcolm X.

O longa tinha no elenco o próprio Lee, além de Samuel L. Jackson, Ruby Dee, Ossie Davies, Giancarlo Esposito e John Turturro.

Faça a Coisa Certa está disponível no Telecine Play.


Festival de Cannes 2021

O Festival de Cannes 2021 acontece presencialmente, entre 6 e 17 de julho, e terá estreias aguardadas, como o musical Annette (com Adam Driver e Marion Cotillard) e a comédia A Crônica Francesa (de Wes Anderson). O Marinheiro das Montanhas, produção brasileira de Karim Ainouztambém fará parte de uma das sessões desta edição.

O evento francês ainda será palco de uma exibição especial de Velozes e Furiosos 9, e vai homenagear nomes como Jodie Foster e Marco Bellocchio com Palmas de Ouro honorárias pelo conjunto da obra.