Divulgação

CCXP

Notícia

CCXP Worlds | Jeff Smith lembra criação de Bone e fala sobre animação da Netflix

Autor comentou inspiração em Senhor dos Aneis e construção de personagens femininas fora do padrão

04.12.2020, às 18H49.
Atualizada em 04.12.2020, ÀS 19H09

Poucos quadrinhos têm um DNA tão único quanto Bone, a obra prima de Jeff Smith. Cheia de humor e personagens carismáticos, essa jornada épica recebeu uma chuva de prêmios e atualmente tem uma série animada da Netflix em produção. Durante painel especial na CCXP Worlds, o autor relembrou em um bate-papo com o quadrinista brasileiro Fábio Moon que Bone quase nasceu justamente como uma animação.

Smith relembra que primeiro tentou lançar a história em formato de tirinha, mas ninguém comprou. Sua segunda tentativa então foi em formato de animação, já que na época era dono de um estúdio com seus amigos de faculdade. Porém, os custos da produção e a necessidade de muita gente tornou o projeto impossível. Ele só retomaria o projeto após ser chacoalhado por quadrinhos clássicos como Batman: O Cavaleiro das Trevas, Watchmen e Maus, que fizeram com que ele percebesse que era possível contar sua história com papel e caneta: “vendi meu estúdio de animação para meus colegas e decidi que iria simplesmente fazer esse quadrinho underground”.

A partir daí, Jeff Smith começou a trabalhar na jornada dos três primos, Fone, Phoney e Smiley Bone, após serem expulsos da cidade de Boneville. Não demorou muito para a aventura divertida ganhar contornos épicos, que rendem comparações com Senhor dos Anéis até os dias de hoje. Para o autor, a grande inspiração vinda da saga está justamente na forma como ela se desenvolve.

“Para mim, o que tornou [J.R.R.] Tolkien diferente de todos os livros de fantasia é que você não começa pensando ‘uau, essa é uma grande aventura com anões, elfos e magia’. Você entra na história através desses três Hobbits e conhecemos os personagens para lentamente descobrimos sua importância. E isso é exatamente o que tentei fazer em Bone”.

Publicada no início da década de 1990, a história se mostrou muito diferente do que dominava as publicações em diversos aspectos. Segundo Fábio Moon, um dos pontos mais revolucionários foi ter personagens femininas que fugiam do que era feito nos quadrinhos na época. Jeff Smith revelou que quando fez a tirinha original de Bone, Espinho era muito diferente e mais próxima da “fantasia masculina”. Porém, quando pensou em uma história maior, ele percebeu que ela não poderia ser apenas uma garota sexy. “Ela precisava ser mais ingênua que cresce perante sua responsabilidade. Era basicamente Luke Skywalker, uma garota inocente da fazenda que tem mais responsabilidades e ela precisava lidar com elas”.

As novidades de Bone da Netflix

Por fim, Jeff Smith revelou algumas novidades sobre a série animada de Bone na Netflix. O criador afirmou que houveram atrasos, já que a produção começou pouco antes do lockdown causado pela pandemia do novo coronavírus. Porém, a produção foi retomada de forma online nos últimos meses e o autor já viu e criou alguns storyboards e se disse muito feliz com o que está acontecendo. Segundo Smith, os fãs vão ter que esperar um pouco para conferir a produção. “Não deve ir ao ar até 2023, porque levam 2 anos para fazer a temporada completa”.

CCXP Worlds: A Journey of Hope, primeira edição 100% digital do maior evento de cultura pop do mundo, acontece entre os dias 4 e 6 de dezembro de 2020. Os ingressos gratuitos e os pacotes especiais, que dão direito a atrações e brindes exclusivos, estão disponíveis no site www.ccxp.com.br.

Nesta sexta (4), a Paramount apresenta seus próximos lançamentos, incluindo a nova versão de O Poderoso Chefão 3, o elenco de The Walking Dead: World Beyond conta como a série expande o universo de TWD, e a Globo traz um elenco estrelado, incluindo Taís Araújo e Lázaro Ramos. No lado dos quadrinhos, é o dia do homenageado Neil Gaiman, além de nomes como Jeff Smith e Matt Fraction.

Acompanhe a cobertura completa no siteTwitter e Facebook do Omelete.