Foto de Westworld

Créditos da imagem: Westworld/HBO/Divulgação

Séries e TV

Artigo

Westworld | Como reviravolta sobre Dolores pode ter mais um capítulo importante

“The Mother of Exiles” desvendou alguns mistérios da temporada

Camila Sousa
06.04.2020
17h47

Westworld chegou ao meio de sua terceira temporada no último domingo (5), com o episódio “The Mother of Exiles”, que deu várias respostas ao público. No entanto, ainda que muito tenha sido explicado, há um último mistério sobre Dolores (Evan Rachel Wood), que pode ser o maior de todos.

[Spoilers de “The Mother of Exiles” abaixo]

Uma das grandes dúvidas sobre a temporada é quem Dolores tinha colocado nos corpos de Charlotte Hale (Tessa Thompson) e Martin Connells (Tommy Flanagan), dois anfitriões que estavam trabalhando para ela. O que o capítulo revela é uma teoria já imaginada pelos fãs: quem Dolores colocou nos anfitriões foi ela mesma, ou pelo menos versões de sua personalidade.

No começo, por exemplo, Charlotte parece ser uma versão mais emocionalmente “frágil” de Dolores, que precisa ser acompanhada regularmente e lembrada de quem é. Esse lado emotivo fez muitos pensarem que quem estava ali era Teddy, mas todos os diálogos eram, na verdade, de Dolores consigo mesma, o que torna até alguns deles um pouco estranhos (“Eu não sei o que faria se perdesse você”).

De qualquer forma, a explicação é plausível, especialmente quando a Dolores principal diz para o recém-criado Bernard (Jeffrey Wright) que ele a ensinou que tudo é possível e que cada anfitrião pode ser quem quiser. A segunda grande revelação do capítulo é que a protagonista criou também uma versão de Musashi (Hiroyuki Sanada), um dos anfitriões do Samurai World, colocando também a si mesma dentro dele.

Quando saiu de Westworld, Dolores levou 5 pérolas a mais consigo, além da sua própria, que já estava na anfitriã Charlotte Hale. Dessas 5, uma pertence a Bernard e as outras quatro estão com 1) Musashi, 2) Charlotte (já que a Dolores original foi para seu próprio corpo recriado) e 3) Connells. A quarta pérola ainda não teve seu anfitrião revelado e este pode ser o maior mistério da temporada.

Dolores conversa com Charlotte e mostra mais 4 pérolas

Foto de Westworld
Westworld/HBO/Divulgação

Ao revelar a identidade de tantos anfitriões de uma vez, Westworld deixa claro que, apesar de importantes, estes não eram os maiores mistérios do novo ano. Há uma última identidade que precisa ser revelada e resta saber quem é este novo anfitrião sob o comando de Dolores, estando com a mente dela ou não. Pistas sobre isso não faltam.

Com a retomada da história do Homem de Preto/William (Ed Harris), há a possibilidade que ele seja o anfitrião, ou até que Dolores tenha reconstruído o corpo de sua filha Grace (Katja Herbers), que ele matou dentro do parque, para lhe atormentar até o fim da vida. Ainda que remota, uma das possibilidades é que o próprio Caleb seja um anfitrião híbrido, com as memórias de sua vida no "mundo real" dentro de um corpo de robô. Nada disso seria surpresa se tratando da protagonista, que mostra a cada dia que não tem medo de usar nenhum meio para atingir seus objetivos.

Um filme de assalto

A revelação das identidades de Dolores sem dúvida tornou “The Mother of Exiles” um dos melhores episódios da temporada até agora. E o capítulo também ganhou muito com a participação de Maeve. A interação da personagem de Thandie Newton com Serac (Vincent Cassel) rende ótimos diálogos e a produção ainda encontra espaço para mostrar um pouco do passado dele, em uma trama que pode ganhar contornos mais interessantes no futuro.

Mesmo assim, o novo ritmo desta temporada de Westworld ainda sofre para convencer. A cena de luta entre Stubbs (Luke Hemsworth) e Dolores é uma adição interessante às habilidades dela, mas, por exemplo, a trama de assalto que o episódio se torna quando Dolores e Caleb (Aaron Paul) se passam por milionários para transferir dinheiro é quase entediante.

É difícil explicar os motivos da falta de interesse em tais cenas, mas um dos maiores problemas é a força descomunal de Dolores. Ainda que a personagem tenha ficado ferida quando foi encontrada por Caleb, ela se recuperou rapidamente e, em poucos minutos, já estava atirando em todos e indo embora sem a ajuda dele.

Por mais que Westworld tente criar certa tensão, a verdade é que os momentos com a protagonista se tornaram óbvios: ela vai conseguir atirar ou bater em seu oponente e sair vitoriosa. Neste momento, um confronto realmente interessante seria entre Dolores e Maeve, a única que representa algum perigo para a protagonista e, exatamente por isso, tal sequência provavelmente será guardada para o final de temporada.

Fazendo tais apostas, a terceira temporada da produção da HBO segue morna, com alguns momentos interessantes aqui e ali, mas ainda abaixo do esperado para uma série tão relevante em suas primeiras temporadas.

No Brasil, Westworld é transmitida aos domingos pela HBO, e os episódios inéditos também entram no catálogo do streaming HBO Go.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.