Thandie Newton como Maeve em Westworld, da HBO

Créditos da imagem: Westworld/HBO/Divulgação

Séries e TV

Lista

Westworld | A linha do tempo cronológica de Maeve

Relembre a jornada da personagem que caçará Dolores na 3ª temporada

Arthur Eloi
12.03.2020
19h43

Westworld é um pouco confusa de se acompanhar. Não só há linhas temporais diferentes, como também vários núcleos de personagem ganham atenção e ajudam a mover a trama. Dolores (Evan Rachel Wood) é a figura central da série da HBO, mas Maeve (Thandie Newton) é tão importante quanto.

Para marcar a estreia da 3ª temporada, em que Maeve caçará Dolores, relembramos abaixo a linha temporal da personagem na trama.

A terceira temporada de Westworld é transmitida aos domingos, na HBO, à partir das 23h. O episódio também fica disponível na plataforma HBO GO.

Segunda temporada: Maeve e sua filha são atacadas pelo Homem de Preto

Thandie Newton em Westworld
Westworld/HBO/Divulgação

A história de Maeve começa em 2051, um ano antes dos eventos da primeira temporada, quando era apenas uma anfitriã de narrativa comum, que cuidava de uma filha pequena em uma fazenda. Seu envolvimento na trama é, na verdade, uma tragédia causada pelo Homem de Preto (Ed Harris), que brutalmente tenta assassinar as duas como forma de aproveitar seu status VIP no parque.

Primeira temporada: Maeve começa a desenvolver consciência e é realocada no parque

Clementine e Maeve em Westworld
Westworld/HBO/Divulgação

Durante o ataque, Maeve tenta escapar do Homem de Preto e leva sua filha até o Labirinto criado por Akecheta, anfitrião indígena que foi o primeiro robô do parque a desenvolver consciência. O Labirinto, idealizado por Arnold - o cocriador do parque -, é uma metáfora para os anfitriões mapearem a própria mente, algo que Dolores (Evan Rachel Wood) eventualmente percebe.

Neste momento Maeve ainda não entende isso, mas apenas ver o símbolo e ouvir a fala de Akecheta é o suficiente para causar bugs na androide, lidando com o excesso de informações. Quando a equipe do parque enfim a encontra, Maeve passa por um reset e é realocada no parque. Sua narrativa muda e ela se torna uma das donas de um bordel chamado Mariposa, na cidade de Sweetwater, onde interage diariamente com Dolores, Teddy (James Marsden) e outras figuras centrais. Além disso, ela seduz e tem relações com os visitantes humanos. Neste ponto, Maeve não se lembra mais da sua vida passada, exceto por alguns sonhos e memórias perdidas em que acredita que foi atacada por Akecheta ao invés do Homem de Preto.

Primeira temporada: Maeve conhece os bastidores do parque

Maeve (Thandie Newton) em Westworld
Westworld/HBO/Divulgação

Já em 2052, quando a trama da primeira temporada começa, Maeve continua trabalhando no Mariposa. Sua rotina, porém, é constantemente interrompida por lembranças do ataque do Homem de Preto. Mas o que realmente a faz questionar sua existência é quando acorda durante a manutenção, e vê os engenheiros costurando seus ferimentos e também seus colegas sendo consertados. Maeve percebe que é parte de algo maior.

Ela tenta repassar a descoberta para os outros anfitriões, mas apenas Hector (Rodrigo Santoro) dá um voto de confiança. Os dois então morrem baleados, e são acordados na manutenção. Maeve então arquiteta uma fuga, com auxílio de dois engenheiros responsáveis por arrumar os robôs.

Primeira temporada/segunda temporada: No último minuto, Maeve percebe que ainda estava sendo controlada

Westworld/HBO/Divulgação

Quando está próxima de escapar de Westworld, Maeve questiona sua sorte até aquele momento. A anfitriã é a única com a capacidade de memória e acordar nos bastidores do parque. Ela então descobre que é parte de uma nova narrativa escrita pelo criador Robert Ford (Anthony Hopkins). Para tomar controle de seu livre-arbítrio, Maeve então decide voltar ao parque e encontrar sua filha.

Segunda temporada: Maeve descobre o Shogun World e sua habilidade especial

Westworld/HBO/Divulgação

Na segunda temporada, Maeve recruta Lee Sizemore, roteirista de narrativas que oferece um caminho diferente para através de outro parque: Shogun World, uma espécie de Westworld com temática feudal japonesa. Maeve então descobre que sua personalidade é, na verdade, replicada no local ao conhecer Akane, guerreira nipônica que também busca sua filha. Isso faz com que Maeve decida se envolver nos conflitos do Shogun World. No processo, ela descobre ter a capacidade de controlar anfitriões, habilidade programada nela por Robert Ford.

Segunda temporada: De volta a Westworld, Maeve encontra sua filha em uma nova narrativa e confronta o Homem de Preto

Quando enfim retorna ao seu parque de origem e encontra sua filha, Maeve descobre que a anfitriã foi reprogramada para uma nova narrativa - inclusive, com uma nova mãe. A garota não tem memória das suas vivências passadas. Ainda que fique de coração partido, Maeve quer o bem da menina e decide levá-la à Porta, uma espécie de Além que serve como salvação definitiva aos robôs.

Durante a fuga, Maeve novamente se encontra com o Homem de Preto, que acredita que a presença das duas é parte de um jogo idealizado por Ford pra ele. Maeve quebra essa noção ao ferí-lo inúmeras vezes. A equipe de segurança do parque, tentando conter a rebelião dos robôs, então a encontra e fuzila Maeve enquanto sua filha é levada pelos índios da Nação Fantasma.

Segunda temporada: A rebelião nos bastidores

Westworld/HBO/Divulgação

Todo o arco de Maeve acontece paralelo ao de Dolores, mas as duas ocasionalmente cruzam caminhos. Após ser fuzilada, Maeve é levada para os reparos - a pedido do roteirista Lee -, e é lá que encontra a protagonista. Dolores tenta convencê-la que sua filha é nada mais que invenção dos roteiristas, uma espécie de amarra. Maeve discorda, e segue sua jornada.

Nos bastidores do parque, ligada à uma máquina de reparos, ela descobre que a Delos - corporação que administra tudo - está interessada em sua habilidade de controle. Maeve usa sua conexão com os outros anfitriões para se comunicar com Akecheta, e descobre que o índio é ciente e apenas queria ajudar a família desde o primeiro contato. Ele então se oferece para cuidar da garota ao lado da Nação Fantasma.

Sendo reparada pela equipe da Delos, Maeve é contatada por um clone de Bernard com a consciência de Robert Ford. O criador do parque então revela como Maeve sempre foi sua favorita, e que tinha grandes planos para ela. Ele então libera novas habilidades para ela - que até o momento não foram reveladas.

3ª temporada: 3 meses depois

Westworld/HBO/Divulgação

É certo que Maeve continuou dentro parque, mas não há tantos detalhes sobre o que a Delos fez com a robô rebelde. Nos trailers é possível vê-la acordando em um novo parque - tematizado da Segunda Guerra Mundial. Há grandes chances dela ter sido reprogramada para a atração. De qualquer forma, outro momento das prévias mostra a androide sendo contatada pelo novo vilão, interpretado por Vincent Cassel, que a ordena a caçar Dolores no mundo real.