Imagem de Westworld

Créditos da imagem: Westworld/HBO/Divulgação

Séries e TV

Lista

Westworld | A linha do tempo cronológica de Dolores

Relembramos a jornada da personagem antes da 3ª temporada

Camila Sousa
12.03.2020
13h57
Atualizada em
12.03.2020
14h23
Atualizada em 12.03.2020 às 14h23

Desde sua primeira temporada, Westworld estabeleceu que tem linhas do tempo diferentes. Ou seja, uma cena mostrada na produção pode não necessariamente estar acontecendo no presente. Com isso, a jornada de alguns personagens vai e volta para mostrar sua evolução e dar dicas para o futuro.

Para marcar a estreia da 3ª temporada, fizemos abaixo a linha do tempo de Dolores, a protagonista interpretada por Evan Rachel Wood.

A terceira temporada de Westworld é transmitida aos domingos, na HBO, à partir das 23h. O episódio também fica disponível na plataforma HBO GO.

[Cuidado com spoilers das duas primeiras temporadas].

2015: Dolores é criada por Robert Ford e Arnold Weber

Imagem de Westworld
Westworld/HBO/Divulgação

A revelação sobre a criação de Dolores acontece ainda na primeira temporada, no episódio 10. Os dois cientistas trabalharam na criação de seres chamados Anfitriões, que possuem consciência e são extremamente parecidos com os humanos. Dolores é levada ao mundo real pela primeira vez, para fazer parte de uma apresentação da empresa, mas Arnold decide que ela ainda não está pronta. Ao invés disso, ele a leva para o local que será sua casa e fala sobre seu filho, Charlie. Diferente de Ford, Arnold cria uma ligação com a anfitriã.

2015: Dolores é testada por Arnold com o labirinto

Imagem de Westworld
Westworld/HBO/Divulgação

Arnold começa a fazer diversos testes com Dolores, acreditando que ela pode adquirir consciência. Quando a anfitriã começa a dar respostas profundas aos seus questionamentos e perguntar se há algo de errado no mundo, Arnold acredita que ela está criando consciência e a apresenta ao conceito do Labirinto (Maze): se ela chegar até o final, será livre.

2018: Dolores se torna Wyatt e faz um massacre no parque

Imagem de Westworld
Westworld/HBO/Divulgação

Crendo que Dolores tem mesmo a consciência humana, Arnold avisa Ford que eles não podem abrir o parque, mas o companheiro discorda. Sem escolha, Arnold une as narrativas de Dolores e do assassino Wyatt. Ele a programa para matar todos os anfitriões e a si mesmo. O objetivo dele é causar uma tragédia, incluindo uma morte humana, que impediria a abertura do parque. Mas o sacrifício de Arnold não tem resultado. Ford abre o parque mesmo assim e tira o nome do amigo da história do projeto.

2022: Dolores conhece o jovem William

Imagem de Westworld
Westworld/HBO/Divulgação

Com Westworld funcionando à todo vapor, William e Logan Delos vão ao local. Enquanto Logan já conhece o parque, William vai pela primeira vez para “celebrar” seu noivado com a irmã de Logan. É nessa época que se passam muitos acontecimentos da primeira temporada. A rotina de Dolores que se repete, sua relação com o pai, o começo de uma volta à consciência e seu encontro com William. Os dois se apaixonam e ele quer levá-la para fora do parque. Logan o lembra sobre Juliet, sua noiva, e abre a barriga de Dolores, mostrando a William os circuitos da anfitriã para provar a ele que ela é apenas uma máquina.

2022: Dolores volta a pensar sobre o Labirinto

Imagem de Westworld
Westworld/HBO/Divulgação

É nesta mesma época que Dolores começa a se questionar novamente sobre o Labirinto. Ela fica confusa ao ver a imagem que Arnold a apresentou há tanto tempo, mas não chega a uma conclusão. Após ser ferida por Logan, ela é levada de volta para sua narrativa em Sweetwater, sem se lembrar do que aconteceu.

2027: Dolores é levada ao mundo real pela 2ª vez

Imagem de Westworld
Westworld/HBO/Divulgação

Sem memórias do que lhe aconteceu, Dolores é levada ao mundo real para a festa de aposentadoria de James Delos, pai de Logan. Ela toca piano para os convidados e revê Logan, agora viciado em drogas, sem se lembrar dele. De volta ao parque, William diz que não sabe como pôde se apaixonar por Dolores e a agradece por revelar sua verdadeira natureza. Ele se torna, enfim, o Homem de Preto.

2032: Dolores ajuda Ford a construir Bernard

Imagem de Westworld
Westworld/HBO/Divulgação

No Berço, Dolores faz vários testes com Bernard, o anfitrião híbrido que possui as memórias de Arnold. Ford usa a anfitriã pela ligação que ela tinha com o colega. Por conta dessa proximidade, Dolores consegue aperfeiçoar Bernard até não ficar nenhuma desconfiança sobre quem ele é.

Primeira temporada: Dolores começa a despertar

Imagem de Westworld
Westworld/HBO/Divulgação

Quando a primeira temporada começa de fato, Dolores volta a “questionar a natureza de sua realidade”. Ela percebe eventos estranhos e aos poucos começa a sair do que seria a sua narrativa. Ao voltar a explorar a Labirinto deixado por Arnold, a anfitriã adquire consciência completa.

Primeira temporada: Dolores encontra o Homem de Preto

Imagem de Westworld
Westworld/HBO/Divulgação

Na primeira temporada há o encontro de Dolores com o Homem de Preto. Após muito mistério, é revelado que o personagem é a versão mais velha de William. Também obcecado em encontrar o Labirinto, William finalmente entende que isso é uma metáfora e não um lugar físico.

Primeira temporada: Dolores mata Robert Ford

Imagem de Westworld
Westworld/HBO/Divulgação

Pouco depois de adquirir consciência completa, Dolores mata Robert Ford e outros membros da diretoria da Delos e começa o plano de dominar o mundo real.

Segunda temporada: Dolores fala do Além do Vale e reencontra o pai

Imagem de Westworld
Westworld/HBO/Divulgação

Quando a segunda temporada começa, o objetivo da personagem é chegar ao Além do Vale, local que, segundo ela, é uma arma para destruir os humanos. Dolores reencontra Bernard e seu pai, Abernathy, que está debilitado e com toda a propriedade intelectual do parque em sua cabeça. Antes que qualquer coisa seja feita, Charlotte retorna com sua equipe e pega Abernathy.

Segunda temporada: Dolores volta para Sweetwater

Imagem de Westworld
Westworld/HBO/Divulgação

Dolores ordena que Teddy envie equipes em busca de seu pai, enquanto ela volta para Sweetwater para consertar o trem que leva até a Mesa, o centro de operações de Westworld com a sala de controle.

Segunda temporada: Dolores muda a programação de Teddy

Imagem de Westworld
Westworld/HBO/Divulgação

Enquanto o trem é consertado, Teddy pede para Dolores deixar de lado sua vingança e começar uma vida nova e tranquila ao seu lado. Os dois dormem juntos, mas em seguida ela muda a programação de Teddy, aumentando sua hostilidade e diminuindo sua compaixão.

Segunda temporada: Dolores encontra o pai e pega sua unidade de controle

Imagem de Westworld
Westworld/HBO/Divulgação

Abernathy é levado para a Mesa e Dolores vai em busca dele, agora com um Teddy que mata todos ao seu redor. Quando finalmente o encontra, a personagem tem um momento tocante de despedida e pega as informações que estão em sua cabeça. Ela destrói o Berço, local que abrigava as informações sobre os anfitriões. Com isso, dependendo do dano, os anfitriões agora podem morrer para sempre.

Segunda temporada: Dolores confronta a Nação Fantasma e perde Ted

Imagem de Westworld
Westworld/HBO/Divulgação

Dolores e Teddy encontram a Nação Fantasma e há um confronto. Ted se sente mal por quem Dolores o tornou e se mata na frente dela. Dolores deixa o corpo dele para trás, mas leva sua unidade de controle.

Segunda temporada: Dolores encontra Bernard e William na Forja

Imagem de Westworld
Westworld/HBO/Divulgação

No caminho para o centro de controle de Westworld, Dolores encontra Bernard e William/Homem de Preto. Ela engana o segundo, imaginando que ele pode se virar contra ela. William/Homem de Preto tenta atirar em Dolores, mas a bala estoura na arma e machuca sua mão. Dolores entra na Forja com Bernard e deixa William para morrer lá fora.

Segunda temporada: Dolores destrói a Forja e é morta

Imagem de Westworld
Westworld/HBO/Divulgação

Dolores e Bernard entram na Forja, local similar ao Berço que armazena dados dos visitantes do parque. Uma inteligência artificial com a aparência de Logan diz que a grande descoberta depois de tantos anos é que os humanos são bem simples. Também é revelado que o Além do Vale é um mundo virtual para onde a consciência dos anfitriões poderia ir, mas Dolores acredita que o local é mais uma falsidade criada pelos humanos. Dolores aciona o dispositivo de inundação do local, mas Bernard a mata e pega sua unidade de controle.

Segunda temporada: Unidade de Dolores é colocada em uma anfitriã com o visual de Charlotte

Imagem de Westworld
Westworld/HBO/Divulgação

Com Ford dentro de sua mente, Bernard pede ajuda para garantir a sobrevivência dos anfitriões. Ele faz uma cópia de Charlotte Hale e coloca a unidade de controle de Dolores nela. Dolores/Charlotte mata a verdadeira Charlotte e toma seu lugar.

Segunda temporada: Dolores/Charlotte procura por seu pai

Imagem de Westworld
Westworld/HBO/Divulgação

Dentro do corpo de Charlotte, Dolores faz parte da equipe de confiança da Delos e começa a procurar pelo seu pai. Ela interroga Bernard e o faz se lembrar onde Abernathy está. Mas, ao ver o corpo morto de Dolores, Bernard também se lembra do que fez e revela para a equipe que está na sala que Charlotte é Dolores. Ela mata todos no local.

Segunda temporada: Dolores/Charlotte muda de ideia e mata Bernard

Imagem de Westworld
Westworld/HBO/Divulgação

Dolores/Charlotte muda sua ideia sobre o Além do Vale. Agora ela acredita que o local pode ser bom para a mente dos anfitriões e por isso ela manda a consciência de Teddy para lá. Ela também envia todo o código do Além do Vale para um domínio escondido, o que assegura que todos lá poderão viver em paz a partir de agora. Ela mata Bernard e pega sua unidade de controle, junto com a de seu pai.

Segunda temporada: Dolores/Charlotte deixa Westworld

Imagem de Westworld
Westworld/HBO/Divulgação

Ainda dentro do corpo de Charlotte, Dolores deixa o parque de Westworld levando consigo cinco pérolas (ou unidades de controle) de anfitriões, incluindo as de Bernard e Abernathy, seu pai.

Segunda temporada: Dolores/Charlotte refaz seu corpo e o de Bernard

Imagem de Westworld
Westworld/HBO/Divulgação

Após sair do parque, Dolores/Charlotte vai até a casa de Arnold, sabendo que Ford deixou algo especial lá para garantir a sobrevivência dos anfitriões. Ela constrói um novo corpo para si mesma, com a aparência anterior. Cria um novo Bernard e coloca a unidade de controle dele. Além disso, ela coloca a consciência de algum anfitrião no corpo de Charlotte, mas não foi revelado de quem.

Segunda temporada: Dolores e Bernard seguem caminhos diferentes em direção ao mundo real

Imagem de Westworld
Westworld/HBO/Divulgação

Mesmo sabendo que Bernard tentará impedi-la de matar os humanos, Dolores deixa o colega viver, afirmando que a raça deles vai perdurar e que ela não o deixaria morrer, como um humano faria. Eles saem para seguir caminhos diferentes no mundo real.

Terceira temporada: Dolores começa cruzada contra a humanidade

Imagem de Westworld
Westworld/HBO/Divulgação

A terceira temporada começa três meses após os acontecimentos do final do 2º ano. Como é mostrado nos trailers, Dolores agora está no mundo real e em sua cruzada para destruir a humanidade.