NICOLAS CAGE É A MAIS RECENTE ADIÇÃO A UMA LISTA PRA LÁ DE NOBRE: A DE ATORES QUE JÁ INTERPRETARAM DRÁCULA NAS TELAS. PARA COMEMORAR O LANÇAMENTO DE RENFIELD, REUNIMOS OUTROS 15 DELES.
POR CAIO COLETTI
MAX SCHRECK NOSFERATU (1922)
PRIMEIRA ADAPTAÇÃO DO LIVRO DE BRAM STOKER, O FILME É CONSIDERADO UM CLÁSSICO ABSOLUTO DO EXPRESSIONISMO ALEMÃO, E MARCOU A CARREIRA DE SCHRECK PARA SEMPRE.
BELA LUGOSI DRÁCULA (1931)
O ATOR HÚNGARO É ATÉ HOJE O MAIS IDENTIFICADO COM O PERSONAGEM. PUDERA: SUA VERSÃO SINISTRA - MAS ESTRANHAMENTE CONSTRANGEDORA - DE DRÁCULA É INESQUECÍVEL.
CHRISTOPHER LEE DRÁCULA (1958)
INDO NA CONTRAMÃO DO DRÁCULA CLÁSSICO DE LUGOSI, LEE MARCOU OS FILMES DE TERROR DA HAMMER NA PELE DE UM REI DOS VAMPIROS MUITO MAIS VIOLENTO E SELVAGEM.
WILLIAM MARSHALL BLACULA (1972)
ESTAMOS TRAPACEANDO - O PERSONAGEM DESSE CLÁSSICO DA BLAXPLOITATION NÃO É EXATAMENTE DRÁCULA. MAS A IMAGEM DE MARSHALL COM SEUS DENTES DE VAMPIRO É ICÔNICA.
UDO KIER SANGUE PARA DRÁCULA (1974)
A VERSÃO MAIS SEXY DE DRÁCULA É INTERPRETADA PELO VILÃO DE BACURAU, UDO KIER! PRODUZIDO POR ANDY WARHOL, O FILME É UMA BAITA CURIOSIDADE CINEMÁTICA.
KLAUS KINSKI NOSFERATU (1979)
QUANDO WERNER HERZOG QUIS REFAZER O CLÁSSICO DE F.W. MURNAU, CHAMOU O SEU COLABORADOR FREQUENTE (E INIMIGO MORTAL) KLAUS KINSKI PARA SE TRANSFORMAR NO ICÔNICO MONSTRO.
FRANK LANGELLA DRÁCULA (1979)
APÓS SUCESSO NO TEATRO, ESTA VERSÃO MELODRAMÁTICA E CLASSUDA DO VAMPIRÃO GANHOU VIDA NAS TELAS COM LANGELLA, QUE ANOS DEPOIS SERIA INDICADO AO OSCAR POR FROST/NIXON.
GARY OLDMAN DRÁCULA DE BRAM STOKER (1992)
SOB A DIREÇÃO DE FRANCIS FORD COPPOLA, OLDMAN ENCARNOU UM DRÁCULA ENFIADO EM ROUPAS E MAQUIAGENS BARROCAS, PALPAVELMENTE PERIGOSO - MAS TAMBÉM MUITO BREGA.
LESLIE NIELSEN DRÁCULA: MORTO MAS FELIZ (1995)
O REI DO PASTELÃO ASSUMIU O PAPEL DO CONDE NESTA PARÓDIA DIRIGIDA E ESCRITA - É CLARO - POR MEL BROOKS. PERFEITO PRA OS FÃS DE TODO MUNDO EM PÂNICO.
GERARD BUTLER DRÁCULA 2000 (2000)
NÃO TEM NADA MAIS ANOS 2000 DO QUE… DRÁCULA 2000. COM GERARD BUTLER NA PELE DE UMA VERSÃO BOMBADA E PEGADORA DO REI DOS VAMPIROS, É UM MARCADOR DE ÉPOCA PERFEITO.
RICHARD ROXBURGH VAN HELSING (2004)
NA DIREÇÃO COMPLETAMENTE OPOSTA, VAN HELSING CHAMOU O DUQUE DE MOULIN ROUGE! PARA INTERPRETAR A VERSÃO MAIS CAMP E TEATRAL POSSÍVEL DO DRÁCULA. AMAMOS!
ADAM SANDLER HOTEL TRANSILVÂNIA (2012-2022)
COM A VOZ DE UM DOS MAIORES ASTROS DA COMÉDIA, O DRÁCULA DA FRANQUIA ANIMADA É UM PAIZÃO PREOCUPADO - E QUE PRECISA PERDER ALGUNS PRECONCEITOS.
JONATHAN RHYS-MEYERS DRÁCULA (2013)
APESAR DE TER DURADO SÓ UMA TEMPORADA, ESSA SÉRIE QUE FAZIA UMA ESPÉCIE DE “CONTINUAÇÃO ESPIRITUAL” DO LIVRO DE BRAM STOKER TINHA UM ÓTIMO DRÁCULA EM RHYS-MEYERS.
LUKE EVANS DRÁCULA: A HISTÓRIA NUNCA CONTADA (2014)
PLANEJADO COMO INÍCIO DA FRANQUIA QUE JUNTARIA DRÁCULA COM OUTRAS FIGURAS MONSTRUOSAS, ESSE FILME MORNO INVENTA UMA ORIGEM TRÁGICA PARA O VAMPIRÃO.
CLAES BANG DRÁCULA (2020)
MARK GATISS E STEVEN MOFFAT, DE SHERLOCK, ESCOLHERAM O SEDUTOR E IMPONENTE DINAMARQUÊS PARA INTERPRETAR SUA VERSÃO MODERNIZADA DO CONDE.
TRICIA HELFER VAN HELSING (2019-2021)
A ESTRELA DE BATTLESTAR GALACTICA INTERPRETOU UMA VERSÃO FEMININA DE DRÁCULA NESTA SÉRIE DA SYFY, QUE AINDA FEZ A PERSONAGEM SE TORNAR PRESIDENTE DOS EUA.