San Diego Comic Con

Lista

The Walking Dead | Os segredos do trailer eletrizante da 9ª temporada

De novos personagens até símbolos em helicópteros, tudo o que é preciso ficar atento

Rafael Gonzaga
20.07.2018
21h30
Atualizada em
23.07.2018
13h33
Atualizada em 23.07.2018 às 13h33

Os fãs de The Walking Dead tiveram uma boa amostra do que vem por aí na nona temporada com um trailer de cinco minutos divulgada na San Diego Comic-Con 2018. A série, que retorna em 7 de outubro com episódios inéditos e é a última de Andrew Lincoln no papel do ex-policial Rick Grimes ainda exibirá os esforços do protagonista em reerguer a civilização. No meio de toda correria, hordas de zumbis e conflitos internos apresentados no trailer, confira uma série de detalhes que podem mudar tudo no próximo ano.

Sussurradores

Não, zumbis não falam - ou pelo menos não ainda, de acordo com tudo que já foi visto nos quadrinhos de Robert Kirkman. A cena final do trailer mostra dois sobreviventes fugindo de uma horda de zumbis e se disfarçando com lama para não serem percebidos. O problema é que, da horda, eles escutam alguém perguntar, simulando o barulho costumeiro dos mortos, a frase “onde eles estão?”. A dupla está se escondendo, na verdade, de um perigoso grupo das HQs chamados Sussurradores, que se veste com as peles dos mortos para controlar hordas. A líder do grupo, Alpha, será vivida pela atriz Samantha Morton.

Magna e seu grupo

O fim do trailer introduz um importante grupo dos quadrinhos em sua fase mais recente, liderado por uma jovem chamada Magna - que no vídeo se apresenta como uma ex-garçonete. Na série, ela será interpretada por Nadia Hilker, enquanto Yumiko, sua namorada, será vivida por Eleanor Matsuura. Entre os seguidores de Magna, o trailer apresenta também Connie (Lauren Ridloff, a jovem muda do trailer), Kelly (papel de Angel Theory, que traduz o que Connie diz em linguagem de sinais) e Luke (Dan Fogler, o ex-professor de música).

Salto temporal

Cadê a Maggie grávida? Os fãs nem viram a barriga de Lauren Cohan crescer: graças ao tão anunciado salto temporal, a série deverá começar com o filho de Glenn já nos braços da mãe. Nos quadrinhos, a criança é batizada como Hershel Greene Jr. É possível ver também Judith correndo ao longe enquanto Rick, com um novo visual, observa a filha se divertindo. Além disso, outro indicativo forte do avanço de tempo são as mudanças físicas em todas as comunidades mostradas - mas, com base na aparência das crianças, o salto na série será menor que o dos quadrinhos, onde houve a passagem de dois anos.

Pena de morte

Em um breve momento do trailer, é possível ver Maggie em um confronto físico com Gregory, que tenta atingi-la com uma faca. Há outra cena que mostra a líder de Hilltop, acompanhada de Daryl, montando o que parece ser um julgamento - nesse momento, é possível ver ex-membros dos Salvadores com as mãos amarradas. Se a série seguir à risca o que acontece nos quadrinhos, essas cenas são indícios da morte de Gregory: o personagem é condenado à pena de morte na forca após tentar assassinar Maggie e recuperar seu cargo de prestígio na comunidade.

Rick versus Daryl

As coisas parecem ter mudado muito desde que Rick e Daryl trocaram declarações de fidelidade incondicional há algumas temporadas, encostados em um carro. O trailer indica que os dois, que tiveram um confronto físico no último ano, devem voltar a se desentender. O clima de tensão entre os dois permanece por todo o vídeo, chegando ao seu momento máximo quando Daryl questiona ao ex-policial se eles estão do mesmo lado e tem a pergunta rebatida com “isso é você quem me diz”. Como já era de se esperar, Daryl e Maggie devem se empenhar em passar por cima de Rick para eliminar Negan.

Daryl e Carol ou Carol e Ezekiel?

Apesar de Carol estar aparentemente do lado de Rick na próxima temporada - ela inclusive recrimina Daryl por entrar em uma briga -, parece que isso não afetará seu relacionamento com o arqueiro. Há uma passagem que mostra a mulher junto ao amigo que pode ser um sinal de que as coisas vão começar a acelerar para os dois. Ou não. Há outra passagem em que Rick caminha pelo acampamento onde é possível ver ao fundo silhuetas que lembram as de Ezekiel e Carol em clima de romance - os dois se aproximaram bastante no último ano, então pode ser que as coisas avancem.

Fãs de Negan

Em um determinado momento, é possível ver uma parede com as seguintes inscrições “Salvadores, nos salvem” e “nós ainda somos Negan”. Isso aponta para o fato de que, assim como entre os seguidores de Rick não há unanimidade sobre a decisão de deixar Negan vivo, entre os seguidores do vilão vivido por Jeffrey Dean Morgan nem todos aceitaram a derrota. A escalação de Zach McGowan como Justin e Rhys Coiro como Jed, descritos como “Salvadores que não está interessados em trabalhar com outras comunidades” confirma futuros conflitos com os últimos fãs de Negan.

Jadis e o helicóptero

O maior mistério de The Walking Dead volta a dar as caras. No último ano, o público recebeu pistas da relação de Jadis com o helicóptero. Agora, a ligação foi confirmada. A personagem, que aparece integrada ao grupo de Rick em vários momentos, é vista em uma cena voltando ao Lixão apesar de todos seus antigos companheiros terem sido dizimados. Depois, ela efetivamente faz contato com alguém no helicóptero. O avião é marcado ainda com dois símbolos associados a Jadis: os três círculos, visto nas latas de comida do Lixão, e a letra A, que ela pintou no container onde Rick ficou aprisionado.

Negan tagarelando na cadeia

Rick cumpriu o prometido no encerramento da oitava temporada: Negan está pagando pelos seus crimes como acontecia nos tempos pré-apocalipse zumbi, atrás das grades, sem derramamento de sangue. Contudo, se nos quadrinhos era Carl quem ia vez ou outra visitar o inimigo na cadeia, parece que na ausência do rapaz - que morreu no último ano da série - quem cumprirá esse papel será o próprio Rick. A maior parte do trailer é embalada por uma conversa perturbadora, onde o vilão dá conselhos para o ex-policial, prevendo conflitos internos entre seus seguidores - o que, de fato, parece acontecer.

Participação de Lucille

Com Negan preso, era de se esperar que Lucille estivesse aposentada, certo? Errado! Em um breve momento, é possível ver ninguém menos que Michonne empunhando o famoso taco enrolado com arame farpado - a personagem, aliás, parece ter voltado a ter mais destaque na trama e em cenas de ação, já que na oitava temporada ela teve uma participação bastante limitada. Michonne com Lucille na mão é indício de uma boa sequência.

Nova Ordem Mundial

Duas passagens mostram que, apesar dos Sussurradores também estarem aparecendo agora, o arco seguinte a eles nos quadrinhos também já está ganhando forma na série. No trailer, há dois momentos que fazem referência à Nova Ordem Mundial, trama que mostra os sobreviventes conhecidos encontrando uma comunidade formada por cerca de 50 mil pessoas. Um deles, é uma placa em um moinho de vento com a inscrição Commonweath, o nome dessa tal comunidade. O segundo é uma placa apontando para Toledo, cidade de Ohio, o estado onde Commonweath fica nas HQs - falamos mais sobre isso aqui.

Perigo para Rick

Já foi amplamente divulgado que Andrew Lincoln dará adeus a Rick Grimes no novo ano, deixando o cargo de protagonista ocupado por ele desde a primeira temporada. Apesar disso, pouca coisa se sabe sobre como será essa despedida - as especulações vão desde Rick morrer até partir de Alexandria e se tornar um desbravador solitário, buscando novas comunidades. O trailer mostra Rick em várias situações perigosas, como quase sendo mordido por um zumbi, mas a cena que mais chamou atenção é a que mostra um par de botas semelhante ao que o ex-policial usa coberto de sangue.