The Walking Dead | Como as HQs e jogos indicam o futuro de Michonne na série

Créditos da imagem: The Walking Dead (HQ)/Skybound Entertainment/Reprodução - The Walking Dead: Michonne/Telltale Games/Divulgação

Séries e TV

Artigo

The Walking Dead | Como as HQs e jogos indicam o futuro de Michonne na série

Danai Gurira está de saída, mas a produção pode puxar ideias do material-base para garantir um retorno

Arthur Eloi
11.02.2019
12h22

The Walking Dead perderá mais uma de suas grandes estrelas: Danai Gurira, a Michonne, anunciou que deixará o elenco fixo do seriado. Enquanto isso é um grande choque para os espectadores, os leitores das HQs de Robert Kirkman e jogadores dos games da Telltale podem ter uma ideia melhor do que está para acontecer.

[Cuidado! Spoiler das HQs de The Walking Dead abaixo]

Por mais que Michonne esteja presente nos quadrinhos até hoje, a personagem se ausentou da história por quase um ano: durante os momentos finais da guerra contra os Salvadores na edição #125 (abril de 2014 nos EUA), a assassina desaparece enquanto Rick confronta Negan. Quase um ano depois, em março de 2015, ela ressurge comandando um navio de pesca a serviço de Oceanside - comunidade que fazia sua primeira aparição nas HQs após um salto temporal de dois anos narrativos.

Na época, o sumiço não foi realmente explicado - Michonne apenas garantia que trabalhar no mar era o suficiente para manter sua cabeça ocupada. Mais tarde, porém, a Telltale Games complementou este espaço vazio com o jogo episódico The Walking Dead: Michonne, em que a personagem - aqui interpretada por Samira Willey (The Handmaid's Tale, Orange is the New Black) - é vista a ponto de se suicidar quando é resgatada por estranhos. Durante todo o tempo que fica distante de Rick, ela é atormetada pela lembrança da morte de suas filhas, memória que a domina com um sentimento de impotência ao longo de uma jornada pelo mar e intrigas com novos grupos. Não é certo se o jogo faz parte da cronologia oficial - mesmo sendo licenciado pela Skybound Entertainment e promovido por Kirkman -, mas pelo menos ajuda a entender o estado emocional e psicológico da personagem após os eventos traumáticos que é forçada a passar.

E na TV?

É difícil que Michonne volte a ter o mesmo protagonismo que ganhou ao longo dos anos no seriado. Para entender, é preciso olhar justamente para Danai Gurira: o programa da AMC foi fundamental para lançar sua carreira, mas a atriz ganhou o mundo ao interpretar Okoye, uma das guardas-reais do personagem de Chadwick Boseman, em Pantera Negra e, por consequência, também em Vingadores: Guerra Infinita. Isso significa que Gurira é parte integral de dois dos maiores, mais populares e mais rentáveis filmes dos últimos anos, o que valoriza sua presença nas telas. Considerando que a produção já trabalha com altos custos e vê audiências cada vez mais mornas, faz sentido que um novo acordo não tenha sido feito e a atriz tenha saído para buscar outras oportunidades.

O que garante um retorno é justamente que ela confirmou participações no décimo ano. Dessa forma, é bem possível que a série incorpore o arco do desaparecimento de Michonne como uma forma de manter as portas abertas para a volta de Gurira - ainda que não como uma peça principal da narrativa.

Esse é o caminho mais provável não apenas por desligar a atriz sem lhe dar um fim definitivo, mas também porque o programa é conhecido por adaptar pontos-chave dos quadrinhos da forma que seja mais coerente com a TV. Como também acontece com Andrew Lincoln (Rick) e Lauren Cohan (Maggie), os fãs podem entender essa saída de Gurira mais como um "Até breve" do que um conclusivo "Adeus".

The Walking Dead é transmitida aos domingos, às 00h30, pelo canais pagos Fox, Fox Premium 2 e também no serviço de streaming Fox App.