San Diego Comic-Con 2020

Notícia

Frankenstein | Guillermo del Toro quer adaptar clássico em trilogia

Em painel na San Diego Comic-Con, diretor falou dos projetos que nunca conseguiu tirar do papel

Arthur Eloi
25.07.2020
18h23
Atualizada em
25.07.2020
18h36
Atualizada em 25.07.2020 às 18h36

Em painel na San Diego Comic-Con, Guillermo del Toro se reuniu com Scott Cooper para discutir o vindouro terror Espíritos Obscuros, que del Toro produz e Cooper dirige, e também sobre o processo de criação de filmes. Quando questionado sobre qual projeto tiraria do papel se tivesse os recursos, o cineasta mexicano reforçou sua vontade de adaptar Frankenstein, de Mary Shelley, e revelou que faria uma trilogia.

Eu faria Nas Montanhas da Loucura, ou Frankenstein, que eu sempre quis fazer em duas ou três partes. Para cobrir o livro todo é preciso mudar de ponto de vista, é um exercício complicado”, afirmou. Del Toro discute a possibilidade de adaptar Frankenstein desde 2011, mas não conseguiu aprovação da Universal Studios para sua versão. Agora, com a pegada mais autoral do Universo de Monstros iniciado por O Homem Invisível (2020), o diretor pode ter uma nova chance.

Outro projeto que Guillermo del Toro tenta produzir há anos é a adaptação de Nas Montanhas da Loucura, conto de H.P. Lovecraft. O cineasta escreveu o roteiro, contratou seu fiel ator Doug Jones para o projeto e levou para a Universal, mas não obteve financiamento. Em 2011, pouco antes de desenvolver a ideia de Frankenstein, o diretor largou o projeto. "Foi uma decisão difícil para todos nós. Mas existe 100% de chance de que tentarei de novo", disse na época.

O último filme de Guillermo del Toro foi A Forma da Água (2017), que teve 13 indicações ao Oscar 2018 e quatro vitórias, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Trilha Sonora Original, e Melhor Direção de Arte.

Atualmente ele trabalha como produtor em Espíritos Obscuros, filme de Scott Cooper que moderniza a lenda urbana norte-americana do wendigo. O longa estava previsto para 2020 mas, por conta da pandemia do coronavírus, foi adiado para 21 de fevereiro de 2021. Durante o painel na SDCC, Cooper e del Toro também explicaram a mitologia por trás do filme em um vídeo inédito - assista.

A San Diego Comic-Con @Home acontece entre os dias 22 e 26 de julho, com painéis e anúncios disponibilizados para o público pela internet.