Evil Dead Rise é sequência, remake ou reboot de Evil Dead?

Filmes

Artigo

Evil Dead Rise é sequência, remake ou reboot de Evil Dead?

Quinto filme da franquia, A Morte do Demônio: A Ascensão estreia esta semana nos cinemas

Omelete
3 min de leitura
19.04.2023, às 12H18.
Atualizada em 21.04.2023, ÀS 20H33

Desde o lançamento do primeiro filme de Evil Dead (ou Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio) em 1981, a franquia criada por Sam Raimi já passou por sequências, remakes e já até pulou da tela do cinema para séries de TV, HQs e videogames. Esta semana, a saga ganha mais um capítulo nas telonas, A Morte do Demônio: A Ascensão, e fãs se perguntam onde exatamente o filme se encaixa na cronologia. 

Não há uma resposta clara, a não ser que o novo filme certamente não é um remake, como foi A Morte do Demônio de 2013. Fato é que A Ascensão pode muito bem ser entendida como sequência dos filmes originais - Evil Dead 1, 2 e Army of Darkness (ou Uma Noite Alucinante 1, 2 e 3) -, como também pode ser entendido como um reboot, ou um filme que simplesmente se passa no mesmo universo de todos os longas. 

Estrela dos primeiros filmes e da (ótima) série que realmente deu continuidade aos eventos anos depois - Ash Vs. Evil Dead -, Bruce Campbell deu uma declaração ao Collider que ajuda a entender um pouco o funcionamento de Evil Dead Rise, baseando toda a história da saga na existência de três Livro dos Mortos (o Necronomicon): 

“A única coisa que realmente conecta tudo agora é o livro. Existem três livros por aí, como aprendemos em Uma Noite Alucinante 3, então você nunca sabe onde eles podem aparecer. Então a história realmente é ‘onde está o livro agora?’. Neste filme especificamente o livro está em Los Angeles, e uma série de circunstâncias o traz de volta”.

Neste sentido, A Morte do Demônio: A Ascensão funciona tanto como sequência como reboot da saga, porque usa as passagens do livro para acordar demônios e assombrar uma gama de personagens. 

O que é preciso assistir antes de A Morte do Demônio: A Ascensão? 

Com isso, a pergunta que resta é qual é a bagagem necessária para assistir ao quinto filme de Evil Dead, e a resposta é simples: não é necessário ver nenhum outro filme para aproveitar A Ascensão. Dito isso, vale ressaltar que o diretor Lee Cronin recheou seu longa de referências ao passado, então uma pessoa que viu os primeiros filmes certamente aproveitará melhor cada um dos easter eggs. 

Em Evil Dead Rise, duas irmãs que viviam há um tempo afastadas têm sua reunião atrapalhada pelo ataque de demônios que as obrigam a lutar pela sobrevivência em plena cidade grande. Alyssa Sutherland (Vikings) e Lily Sullivan (I Met a Girl) são as protagonistas.

A Morte do Demônio: A Ascensão estreia em 21 de abril nos cinemas.

Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.