The Mandalorian

Créditos da imagem: Lucasfilm/Divulgação

Séries e TV

Artigo

The Mandalorian | Ambições marcam terceiro episódio da temporada

“O Convertido” foi disponibilizado nesta quarta-feira (15)

Omelete
4 min de leitura
15.03.2023, às 12H35.

[Spoilers de The Mandalorian – “O Convertido” à frente]

Uma semana depois do eletrizante final de “As Minas de Mandalore”, The Mandalorian retornou nesta quarta-feira (15) um pouco mais devagar, mas não menos intenso, com “O Convertido”, episódio que foca em intrigas, ambições e vingança com um clima de thriller político. Seguindo o mesmo caminho dos episódios anteriores, o Capítulo 19 da história de Mando (Pedro Pascal) e Grogu reintroduz velhos conhecidos do caçador de recompensas, que agora precisam lidar com as consequências de seus atos em temporadas anteriores.

“O Convertido” começa logo após os eventos de “As Minas de Mandalore”, com Bo-Katan (Katee Sackhoff) ainda tentando entender seu encontro com o lendário mitossauro no fundo das Águas Vivas. Após garantir que Djarin não chegou a ver o titã ao ser arrastado, a princesa mandaloriana guarda a existência do monstro para si e, claramente, começa a bolar um plano para usá-lo para retomar o trono de Mandalore.

Depois de Mando pegar um pouco das Águas Vivas para comprovar sua redenção, ele e Bo-Katan deixam Mandalore em direção ao planeta em que a princesa habita, mas a dupla rapidamente é interceptada por um esquadrão imperial. Aqui, Lee Isaac Chung dirige uma das sequências de batalhas aéreas mais divertidas de The Mandalorian até agora. Usando manobras eletrizantes e brincando com o belo cenário de Kalevala, o cineasta cria uma cena eletrizante e desesperadora que sacia – e muito – a sede que todo fã de Star Wars tem por mais batalhas espaciais.

Após essa empolgação inicial, que termina quando Mando e Bo precisam bater em retirada, “O Convertido” começa a diminuir esse ritmo alucinante para mergulhar em um suspense político protagonizado pelo ex-geneticista imperial Doutor Pershing (Omid Abtahi), cientista que tentava usar os genes de Grogu para clonagem. Em um breve discurso para o senado em Coruscant, o geneticista revela que faz parte do programa de anistia da Nova República e que nunca quis ver sua pesquisa usada para os fins malignos do Império, e sim para evitar mortes desnecessárias. Após seu discurso, ele é cercado por vários nobres e políticos da Nova República – que, aliás, se mostram completamente alheios aos horrores da Era Imperial – e mostra claro desconforto com a intensidade dessa abordagem.

Voltando à habitação que divide com outros anistiados, Pershing encontra e faz amizade com outros ex-oficiais imperiais, incluindo Elia Kane (Katy M. O’Brian), antiga operadora de comunicações e seguidora fiel de Moff Gideon (Giancarlo Esposito). Depois desse breve encontro, “O Convertido” foca na rotina frustrante do cientista, privado de sua pesquisa para catalogar equipamentos adquiridos do Império após a troca de regimes.

Star Wars nunca foi alheio à política e, em “O Convertido”, Chung, Jon Favreau e Noah Kloor, que assinam o roteiro, tentam recriar um pouco a visão que George Lucas trouxe nos Prelúdios ao mostrar a Nova República como um governo elitista, covarde e burocrático. Ainda que menos opressor e violento que o Império, o novo regime ainda se usa de leis e regulamentações para assegurar um status quo praticamente imutável desde a época pré-A Ameaça Fantasma, seguindo por um caminho similar ao que levou às Guerras Clônicas. Por mais que trabalhar organizando inventários seja uma punição pelos crimes de Pershing, as leis que proíbem a continuidade de suas pesquisas impedem que seu objetivo, tornar a clonagem de órgãos viáveis em uma prática popular, seja alcançado, limitando a poucos o número de pessoas com acesso a um serviço vital.

A frustração causada pelos empecilhos legais encorajam Pershing a se rebelar e pedir ajuda a Kane para roubar uma unidade laboratorial móvel de naves imperiais abandonadas em depósitos de Coruscant. No caminho até o local, a dupla fica mais próxima ao fugir de dróides pulando do trem que os transportava. Essa união, infelizmente, não dura muito.

Após recuperar a unidade que procuravam, Kane e Pershing são cercados pela polícia, que prende apenas o cientista. Denunciado pela ex-oficial de Gideon, o geneticista é levado para um laboratório, onde ele será submetido a uma versão menos violenta do Devorador de Mentes, mais conhecido na Terra como “lobotomia”.

Sob a desculpa de que ainda era amiga de Pershing, Kane presencia o processo – que, teoricamente, não deveria ferir o cientista. Após seu supervisor deixar a sala, a ex-oficial amplia a intensidade do equipamento, iniciando uma verdadeira tortura ao cientista, uma vingança por ele ter traído Gideon e o Império.

“O Convertido” chega ao fim com Mando e Bo-Katan chegando ao esconderijo dos Filhos do Olho. Após provarem que mergulharam nas Águas Vivas, os dois são aceitos de volta à seita, embora sob o olhar julgador de Paz Viszla (Tait Fletcher). A tomada final de “O Convertido” mostra a princesa mandaloriana olhando o clássico símbolo de seu povo, o crânio de mitossauro, e entendendo o que deve ser feito para que ela retome o poder de Mandalore.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.