Darth Vader em Star Wars

Créditos da imagem: Divulgação/Lucasfilm

Música

Lista

Star Wars | Oito músicas que fazem referências à saga

Blink-182, Eminem, Red Hot Chili Peppers e mais

Julia Sabbaga
04.05.2020
12h40

Neste Star Wars Day, vamos relembrar as vezes que a saga foi citada em músicas de diversos estilos, desde o rock, o rap, até as famosas paródias de Weird Al Yankovic. Confira abaixo uma lista de referências e, como sempre, que a Força esteja com você.

"The Saga Begins"/"Yoda" - "Weird Al" Yankovic

youtube/reprodução

O músico e comediante "Weird Al" Yankovic já fez duas grandes parodias temáticas de Star Wars. A primeira, "Yoda", paródia de "Lola", do The Kinks, foi lançada em 1985 no álbum Dare to Be Stupid. A segunda é uma de suas versões mais famosas, paródia de "American Pie", do Don McLean, e intitulada "The Saga Begins"; a faixa de 1999 narra todos os eventos do Episódio I - A Ameaça Fantasma do ponto de vista de Obi-Wan Kenobi, e pode ser ouvida aqui.

"A New Hope" - Blink-182

Amazon/Divulgação

No segundo álbum do Blink-182, Dude Ranch, a faixa "A New Hope" traz uma história rotineira de um sujeito apaixonado e solitário, mas é preenchida por diversas referências de Star Wars, começando pelo título da música, remetendo ao Episódio IV. A banda canta frases como “Eu buscaria pelas luas de Endor e andaria pelado nos desertos de Tatooine. Princesa Leia, onde está você essa noite?” e ainda cita Han, Lando e a cantina de Mos Eisley. Ouça aqui. 

"These Aren't the Droids You're Looking For" - Queens Of The Stone Age

O Queens Of The Stone Age usou uma das frases mais famosas de Star Wars como título de uma música instrumental, "These Aren't the Droids You're Looking For". A faixa foi lançada no raro The Split CD, de 1998, dividido entre a banda e Beaver, e depois relançada na edição remasterizada do primeiro álbum do grupo, o auto-intitulado trabalho de 1998. Ouça aqui.

“He's the DJ, I'm the Rapper” - DJ Jazzy Jeff & The Fresh Prince

O duo de hip-hop formado por ninguém menos que Will Smith Jeff Townes, conhecido como DJ Jazzy Jeff & The Fresh Prince, trouxe referências a Star Wars na faixa-título do segundo disco do grupo, He's the DJ, I'm the Rapper, onde Will Smith diz: "Quando outra pessoa começa um rap é quando eu ataco, fico louco como Rambo, Commando ou como Lando Calrissian, porque você sabe que ele tinha a Força". Ouça aqui. 

"Californication" - Red Hot Chili Peppers

O enorme hit "Californication", do Red Hot Chili Peppers, também traz uma discreta menção à franquia, na frase: "Alderaan não é longe, é Californication". A canção é composta de diversas referências à cultura pop e Hollywood, que passam também por David Bowie, Star Trek e muitos outros. "Californication" foi o sexto single do álbum de mesmo nome, lançado em 1999. Ouça aqui. 

"Chewbacca" - Supernova

instagram/reprodução

A banda de pop punk da California, Supernova, é pouco conhecida ao redor do mundo, mas sua canção mais famosa é uma homenagem ao Chewbacca. A música que leva o nome do personagem fez parte da trilha sonora do filme O Balconista, de Kevin Smith, lançado em 1994. A faixa é basicamente composta de grunhidos e gritos de "Chewbacca!". Ouça aqui. 

"Rhyme or Reason" - Eminem

O rapper Eminem já fez referências à Star Wars em diversas músicas, mas talvez não mais intensamente do que em "Rhyme or Reason", do álbum de 2013, The Marshall Mathers LP 2. Logo no começo do rap, Eminem diz "de volta com o Yoda do Rap”, e imita a voz de Yoda, como o produtor do álbum, Rick Rubin. Ele ainda se diz “um Jedi em treinamento” e fala “vomito Skywalker mas pareço Chewbacca quando eu falo”. Ouça aqui.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.