J. J. Abrams aprendeu "do jeito difícil" a importância de um plano em Star Wars

Créditos da imagem: Lucasfilm/Divulgação

Filmes

Notícia

J. J. Abrams aprendeu "do jeito difícil" a importância de um plano em Star Wars

Cineasta reflete sobre erros de percurso na trilogia de encerramento da Saga Skywalker

Eduardo Pereira
26.05.2021
14h19

O cineasta J. J. Abrams era lembrado com carinho pelos fãs de Star Wars quando assumiu a missão de substituir Colin Trevorrow na direção do último filme da trilogia mais recente da saga. Responsável por renovar a história com o Episódio VII: O Despertar da Força, ele acabou virando alvo de críticas depois que o Episódio IX: A Ascensão Skywalker pareceu mais preocupado em anular mudanças de rumo propostas por Rian Johnson no divisivo Episódio VIII: Os Últimos Jedi, do que contar uma boa história.

Agora, em papo com o Collider, o diretor de Star Trek e Super 8 refletiu sobre as mudanças de rumo que a história da trilogia enfrentou até ser concluída, ressaltando o aprendizado sobre a importância de sempre se ter um plano em relação ao que se quer comunicar ao público.

"Ter um plano, eu aprendi - e em alguns casos, do jeito difícil - é a coisa mais importante, porque de outra forma você não sabe o que está preparando", afirmou Abrams. "Você não sabe o que enfatizar. Porque se você não sabe o que será inevitável na história, você só é tão bom quando a última boa cena, ou efeito especial ou piada. Mas você quer levar [o público] para algo inevitável".

O cineasta ainda se apoiou na experiência em programas de TV como Lost e Alias para ressaltar que o imponderável sempre pode atrapalhar planos e é essencial "poder responder ao inesperado", mas afirmou que, ainda assim, é essencial saber onde uma história precisa chegar ao começar um projeto, como muitos acreditam não ter sido o caso com o encerramento da Saga Skywalker, em Star Wars.

Apesar das críticas em torno da coesão em relação aos filmes anteriores da saga (e os só 51% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes), Star Wars: A Ascensão Skywalker arrecadou mais de US$ 1 bilhão nas bilheterias mundiais, encerrando de forma lucrativa a trilogia de sequência da história de Rey e Ben Solo. A franquia Star Wars está inteiramente disponível no catálogo da plataforma de streaming Disney+.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.