Filmes

Notícia

Star Wars | Disney+ traz nova mudança em cena de Han e Greedo no Episódio IV

Streaming traz fala ausente em todas as outras versões do filme

Nicolaos Garófalo
13.11.2019
00h00
Atualizada em
15.11.2019
15h10
Atualizada em 15.11.2019 às 15h10

Lançado em 1977, Star Wars: Uma Nova Esperança trazia uma cena em que Han Solo (Harrison Ford) era confrontado pelo caçador de recompensas Greedo na cantina de Mos Eisley. Na versão original, o contrabandista atira no rival, que pretendia entregá-lo para o gângster Jabba. Uma segunda versão, lançada em 1997 e cheia de retoques do diretor George Lucas, mostrava Greedo dando o primeiro tiro, forçando Han a revidar. Essa mudança revoltou fãs da franquia, que por anos se uniram na campanha “Han atirou primeiro”, frase que teve apoio do próprio Ford.

Agora, a disponibilização do Episódio IV na plataforma de streaming Disney+ trouxe uma nova mudança para a polêmica cena. Além do diálogo normal entre os personagens, agora Greedo tem uma nova fala: antes de atirar, o mercenário grita “Maclunkey!” – única fala do personagem que não recebe legendas. Confira a nova versão abaixo:

Cada uma das versões foi detalhada em um vídeo do Washington Post, que pode ser conferido no topo da página.

De acordo com a Disney, a versão presente na plataforma não foi alterada pelo estúdio, mas sim pela própria Lucasfilm antes de ser adquirida pela Casa do Mickey em 2012 (via Vanity Fair).

O mais curioso é que outros conteúdos do Disney+ foram disponibilizados em suas formas originais, até mesmo aqueles cujos conteúdos apresentam visões ultrapassadas.

O lançamento do Disney+ na América Latina é previsto para o segundo semestre de 2020, sem uma data específica. Já nos EUA, o serviço já está disponível, com a assinatura de US$ 6,99 por mês.