Como Yellowstone: produções que provam que o velho oeste está novíssimo

Créditos da imagem: Divulgação/Montagem

Séries e TV

Lista

Como Yellowstone: produções que provam que o velho oeste está novíssimo

Desde 2020, pelo menos dez filmes e séries mostram que a era do chapéu e bota ainda não acabou

Omelete
4 min de leitura
02.02.2024, às 17H27

Quando o hype do Universo Cinematográfico da Marvel começou a esfriar, muito se falou sobre as eras dos gêneros e em como a era dos super-heróis seria ultrapassada, assim como foi com a ficção científica, a distopia adolescente e o faroeste. Porém, se olharmos para o último, vemos que a cada ano ganhamos mais produções do tipo, bem como mais pessoas se interessam por ele.

Um dos exemplos disso é o sucesso de Yellowstone, que bem poderíamos chamar de “O Rei do Gado americano”. A produção liderada por Kevin Costner não apenas alcançou um enorme público mundialmente como também garantiu dois derivados e ideias para novas produções. Seguindo o exemplo de Yellowstone, aqui vamos listar dez produções lançadas desde 2020 que provam que o velho-oeste é novo de novo — e você também encontra outros títulos mais antigos ao final desta lista! Confira:

1883

<p> Já que fizemos esta lista por causa de <em>Yellowstone</em>, nada melhor do que viajar para as origens desse universo. A série <strong><em>1883 </em></strong>conta a história da origem de Yellowstone e segue a família Dutton enquanto ela embarca em uma jornada através das Grandes Planícies dos Estados Unidos em direção ao último bastião da América indomada. Estrelada por <strong>Sam Elliott </strong>(<em>Nasce uma Estrela</em>), a série está disponível no Paramount+. </p>
Divulgação

Já que fizemos esta lista por causa de Yellowstone, nada melhor do que viajar para as origens desse universo. A série 1883 conta a história da origem de Yellowstone e segue a família Dutton enquanto ela embarca em uma jornada através das Grandes Planícies dos Estados Unidos em direção ao último bastião da América indomada. Estrelada por Sam Elliott (Nasce uma Estrela), a série está disponível no Paramount+.

1923

Divulgação
Divulgação

Em seguida, vamos saltar cinquenta anos na linha do tempo da franquia. Estrelada pelos veteranos Harrison Ford (Indiana Jones e o Chamado do Destino) e Helen Mirren (Golda: A Mulher de uma Nação), a série 1923 traz um novo momento da vida dos Duttons. Jacob (Ford) anula uma disputa entre criadores de gado e pastores de ovelhas e isso repercute por toda obra. A série está disponível no Paramount+.

Billy the Kid

Divulgação
Divulgação

Mas anos antes de os Dutton se aventurarem pelas planícies americanas, um homem fazia fama no velho-oeste: o pistoleiro Billy the Kid. Nessa série, criada por Michael Hirst, vemos a história de vida de Billy, desde suas humildes raízes irlandesas e seus primeiros dias como cowboy e pistoleiro na fronteira americana, até seu papel fundamental na Guerra do Condado de Lincoln e além.

Cry Macho

Divulgação
Divulgação

E já que estamos falando de filmes de faroeste, não poderíamos deixar de citar um dos maiores atores e diretores do gênero, Clint Eastwood (Por um Punhado de Dólares, Três Homens em Conflito e Menina de Ouro). Em seu provável último trabalho na atuação, ele interpreta Mike Milo, um ex-peão de rodeio falido que aceita o trabalho de levar Rafa (Eduardo Minett), filho de seu ex-patrão, de volta para casa. Cry Macho — O Caminho Para a Redenção está disponível na HBO Max.

Homens da Lei: Bass Reeves

Divulgação
Divulgação

E o criador de Yellowstone e seus derivados Taylor Sheridan se juntou ao ator David Oyelowo para criar a temporada de Homens da Lei: Bass Reeves, que conta a história do primeiro delegado negro da história dos Estados Unidos. Disponível no Paramount+.

Jornada para o Inferno

Divulgação
Divulgação

E depois dessa maratona de derivados de Yellowstone e produções históricas sobre a era dos cowboys, talvez seja o momento de colocar temperinho de horror nessa lista. Em 2022, Nicolas Cage (Renfield) colocou seu chapéu de couro e partiu para o oeste. Em Jornada para o Inferno, que mistura faroeste e horror, um jovem se une a um grupo de caçadores de búfalos em uma jornada que colocará sua vida e sanidade em risco. Disponível para aluguel digital.

Justified: Cidade Primitiva

Divulgação
Divulgação

Outra grande franquia do gênero é Justified, protagonizada por Timothy Olyphant. Nesta série mais recente, vemos o personagem em outro momento da vida. Tendo deixado o Kentucky há 15 anos, Raylan Givens vive em Miami até que um encontro inesperado o envia para Detroit. Lá ele se depara com Clement Mansell, também conhecido como The Oklahoma Wildman, um sociopata violento que escapou das mãos dos melhores policiais de Detroit. Os caminhos desses três personagens se cruzam no estilo clássico de Elmore Leonard, para ver quem sai vivo. Justified e Justified: Cidade Primitiva estão disponíveis no Star+.

Relatos do Mundo

Divulgação
Divulgação

Um dos trabalhos mais recentes do astro Tom Hanks, Relatos do Mundo traz o veterano como um veterano de guerra que viaja de cidade em cidade lendo as notícias e faz uma perigosa viagem pelo Texas para levar uma garotinha órfã até seu novo lar. Disponível na Netflix.

Vingança & Castigo

Divulgação
Divulgação

Um último filme que merece entrar nessa lista é o mega-estrelado Vingança & Castigo, que teve produção de ninguém menos que o rapper Jay-Z. O longa-metragem conta com Idris Elba, Danielle Deadwyler, Zazie Beetz, Delroy Lindo, Regina King, Jonathan Majors e mais. A história segue o bandido Nat Love (Majors), que, em busca de vingança, reúne seu bando para derrotar o impiedoso Rufus Buck (Elba), um criminoso que acabou de sair da prisão. Disponível na Netflix.

Yellowstone

Divulgação
Divulgação

E fechando a nossa lista, não poderíamos citar outro título que não fosse o nosso destaque Yellowstone. A série estrelada por Kevin Costner e Kelly Reilly, a série segue a geração mais recente dos Dutton e nela vemos John tentar proteger seu rancho, o maior dos Estados Unidos, de um mundo cheio de corrupção. Disponível no Paramount+.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.