Enfim o season finale da segunda temporada de The Last of Us está entre nós! E nós listamos abaixo todas as principais semelhanças e diferenças entre o novo episódio e o jogo da Naughty Dog. Vem com a gente!
Assim como seus antecessores, o 7º episódio é dedicado a adaptar o terceiro e último dia de Ellie em Seattle, no qual ela finalmente tem seu confronto com Abby após uma jornada de vingança sangrenta. Assim como nos outros episódios que se passam na cidade, vemos várias modificações de detalhes e posicionamentos de cenas, mas os momentos mais importantes do jogo estão todos em tela.
Teatro: o palco do confronto
Pela primeira vez, temos um episódio sem cena de abertura, ou seja, vamos direto para a vinheta e, em seguida, para o Teatro, onde o Jesse tira a flecha da perna da Dina de uma maneira agonizante após o rápido encontro com os Serafitas visto no 5º episódio.
Em seguida, Ellie chega ao teatro, perguntando se a Dina e o bebê estão bem, e logo começa a cuidar das feridas nas costas. Essa cena também existe no jogo, mas é um pouco diferente por conta de toda a questão do ferimento da Dina. A Ellie fala que arrancou da Nora apenas duas palavras, “baleia” e “roda”. Ela também conta pra Dina o motivo de Abby ter matado Joel, sobre os vagalumes e tudo mais. Dina diz, então, que eles precisam ir embora.
Jesse entra na conversa e fica decidido que eles vão atrás do Tommy e, em seguida, vão embora para Jackson. No jogo, vemos alguns detalhes diferentes. Ao torturar Nora, Ellie consegue uma localização exata de um possível paradeiro da Abby: o aquário de Seattle. Dina é acometida por uma gripe misteriosa enquanto Jesse e Ellie têm uma conversa. Ali, o Jesse suspeita que a Dina está grávida e a Ellie confirma. Jesse diz que eles precisam levá-la de volta para Jackson, e Ellie pede para Jesse levá-la, mas ele retruca afirmando que ela não vai sair de lá sem a Ellie. Daí, Jesse acaba cedendo e decide ajudá-la a ir até o aquário, mas não para matar Abby, e sim para encontrar Tommy, que provavelmente tem informações parecidas.
Em busca de Tommy e do aquário
Na série, esse caminho de Ellie e Jesse até o Tommy é bem mais intenso. Jesse liga os pontos sobre o comportamento da Dina e suspeita da gravidez, assim como no jogo. Ellie admite, e Jesse imediatamente fica com vontade de ir embora de Seattle o mais cedo possível, não só porque ele quer salvar todo mundo, mas porque ele está preocupado com seu filho. Os dois testemunham um Serafita ser capturado pela WLF e Ellie quer intervir, mas Jesse não deixa. Essa guerra não é deles e ele não quer morrer por isso, diz o personagem.
Cenas inéditas com Isaac, WLF e Serafitas
Em uma base avançada da WLF, Isaac conversa com Elise, personagem da Hetienne Park, perguntando onde está a Abby. Elise quer saber por que o Isaac está tão preocupado com a Abby, e ele diz que ela deve liderar os Lobos no caso de o comando da WLF morrer na iminente invasão da WLF à base dos Serafitas. Enquanto isso, Ellie e Jesse sentam em uma livraria. Jesse conta que se apaixonou por uma menina que estava de passagem. Pensou em ir com ela, mas ficou porque sente ter uma dívida com a comunidade de Jackson e que todos esperam que ele seja o novo líder do local, sucedendo Maria, e que foi ensinado a colocar as prioridades do grupo à frente das suas.
A conversa dos dois é interrompida por uma mensagem de rádio da WLF na qual um grupo está lutando contra um sniper que não é Serafita. Jesse e Ellie concluem que deve ser o Tommy. Mas na hora de eles subirem ao telhado da livraria para descobrir onde o tiroteio está acontecendo, Ellie vê uma roda gigante e um desenho de baleia em um prédio e enfim entende o que Nora estava dizendo: Abby está se escondendo no aquário de Seattle. Jesse e Ellie começam a discutir sobre qual caminho devem tomar, porque Ellie quer ir atrás de Abby e Jesse quer seguir o combinado e ir atrás do Tommy. A discussão se torna uma briga ainda maior envolvendo o voto do Jesse contra ir para Seattle, lá no início da temporada. No fim, os dois acabam se separando. No jogo, o que acontece é mais ou menos a mesma coisa, mas a discussão é muito mais contida e rápida, por que os dois já sabem que Abby deve estar no aquário. Ellie argumenta que eles precisam ir atrás da Abby pois assim seria mais fácil de achar Tommy, só que o Jesse percebe a tentativa de manipulação logo de cara. Encerrando a discussão, Jesse deseja boa sorte pra Ellie e segue outro caminho.
Continuando a jornada de Ellie, vemos a protagonista chegar a um pequeno cais, onde vê toda a WLF se preparando para atacar os Serafitas, que vivem em uma ilha na costa de Seattle. Ela espera o grupo sair para pegar um barco. No jogo, esse barco aparece bem antes, já que existe todo um segmento jogável em que você visita vários prédios alagados.
Em seguida, Ellie começa a pilotar o barco até a marina, mas por conta da tempestade, as ondas estão bem fortes e o barco vira. Ela acaba parando na ilha dos Serafitas e não tem muito tempo para reagir. Os serafitas colocam ela em uma forca para iniciar seu ritual de execução, mas um sinal de alerta faz todos eles deixarem Ellie para atrás para ajudar sua vila. Ellie só volta para o barco e continua sua jornada. No jogo, Ellie não vai para a ilha dos Serafitas, mas originalmente iria. Durante o desenvolvimento, a ideia era que Seattle tivesse cinco dias, em vez de três. No Dia 4, Ellie teria o barco destruído e acabaria na ilha, tentando voltar para o teatro. Provavelmente, a ideia Neil Druckmann e Halley Gross foi tentar incorporar um pouco disso na série, mas acabou ficando só como um curto trecho.
A chegada ao aquário e as diferenças no encontro com Owen e Mel
Enfim, Ellie chega ao aquário, um dos mais importantes lugares de The Last of Us: Part II. É neste momento em que acontece a principal mudança da série em relação ao jogo, e talvez uma das principais da temporada, inclusive: Ellie entra no local e dá de cara não com a Abby, mas sim com o Owen e a Mel, dois dos amigos dela, discutindo. Ellie interrompe a conversa exigindo que eles falem onde a Abby está, apontando em um mapa. Owen então tenta pegar um revólver mas Ellie atira e a mesma bala pega de raspão no pescoço da Mel, abrindo uma artéria. Assim como no jogo, é aquie que descobrimos que Mel está grávida e, perdendo muito sangue, ela implora pra Ellie que faça uma operação ali na hora para salvar a criança.
Ellie não sabe o que fazer e entra em pânico enquanto observa a menina morrer. No jogo, as coisas acontecem mais ou menos da mesma forma até o momento em que o Owen reage. A Ellie dá um tiro nele, no que a Mel parte pra cima dela com uma faca. No meio da briga, a Ellie consegue pegar essa faca e intencionalmente fura o pescoço dela. Depois, ela volta para o Owen, que ainda está vivo e revela que Mel está grávida.
O embate final
A partir deste momento, jogo e série seguem caminhos mais ou menos iguais, com Ellie tendo um ataque de pânico após matar uma mulher grávida, Jesse e o Tommy chegando ao aquário e levando ela de lá, o retorno de todos para o teatro, Jesse e Ellie fazendo as pazes, e por aí vai. A chegada da Abby ao teatro também é bem parecida, na qual ela rende o Tommy, o que faz a Ellie e o Jesse correrem do palco para a entrada. Ao atravessarem a porta, o Jesse toma um tiro no rosto e morre, e a Abby ameaça matar o Tommy se a Ellie não aparecer. As duas finalmente se encaram pela primeira vez desde a morte do Joel, e a cena corta, com uma diferença fundamental: na série, a gente escuta um barulho de tiro.
É aí que a série faz a mesma virada narrativa do jogo e volta para o primeiro dia de Seattle, mas agora contando a história da perspectiva da Abby. A cena é praticamente a mesma do jogo, com a Ellie sendo acordada de um pesadelo pelo Manny, dizendo que eles precisam cumprir ordens do Isaac. A gente dá de cara com a base da WLF, em um estádio de futebol, e o episódio acaba. Só existe uma diferença que, no jogo, antes de a gente assistir isso, finalmente descobrimos por que a Abby matou o Joel, em uma cena na qual nós revivemos o fatídico dia no hospital de Salt Lake City todo da perspectiva da Abby. É uma cena bem importante, então dá pra especular que veremos ela sendo adaptada na terceira temporada.
O terceiro ano, vale lembrar, só deve chegar em 2027, já que as produções da HBO Max costumam ter dois anos de intervalo entre temporadas.
Comentários ()
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários