Viva a música sem limites com Deezer!

Icone Conheça Chippu
Icone Fechar
Séries e TV
Lista

Sete séries famosas que foram transformadas em novelas

Obras como Revenge e Breaking Bad ganharam adaptações fora dos Estados Unidos

Omelete
1 min de leitura
FB
21.08.2025, às 09H10.
Atualizada em 21.08.2025, ÀS 12H15
Breaking Bad ganhou versão colombiana

Créditos da imagem: AMC/Reprodução

Não é rara em Hollywood a tática de produzir remakes – seja a partir de obras próprias, que tenham feito sucesso no passado, ou de formatos recentes originários de outros países.

O recordado filme True Lies (1992), por exemplo, é uma regravação da película francesa La Totale!, rodada apenas três anos antes. Outras vezes, porém, a inspiração para determinada série ou filme vem de um gênero bem diferente.

Omelete Recomenda

De olho no sucesso de diversas produções da Globo ao redor do mundo, o estúdio norte-americano MFF & Co fechou recentemente um acordo de parceria com o canal brasileiro – que, conforme nota do portal Notícias da TV, resultará na adaptação para o mercado local de novelas como Belíssima (2005), Império (2014) e O Outro Lado do Paraíso (2017), adaptadas para o formato de série.

Isso não chega a ser propriamente novidade na mídia dos EUA – afinal, hits como Ugly Betty (2006-2010) e Jane, the Virgin (2014-2019) foram baseadas em folhetins castelhanos.

Mas e o caminho inverso? Também pode ocorrer? A história mostra que sim.

Apresentamos a seguir sete exemplos de séries de sucesso no mainstream que acabaram sendo adaptadas posteriormente como telenovelas, em países como México, Colômbia e até Turquia.

Revenge

Ao longo de seus quatro anos de exibição, entre 2011 e 2015, a obra de Mike Kelley foi várias vezes comparada a uma novela.

Talvez seja esse flerte com o gênero favorito do telespectador latino que animou, em 2016, o canal colombiano RCN a produzir Revancha (em tradução livre, Revanche), folhetim de 100 capítulos que reeditava, em um formato mais linear e diário, as quatro temporadas de Revenge.

Naturalmente, os nomes dos personagens tiveram de ser adaptados à realidade local, com a anti-heroína Amanda Clarke (Emily VanCamp) e seu alter-ego Emily Thorne sendo rebatizados de Amanda Santana e Emilia Rivera (Margarita Muñoz).

Revenge, aliás, já havia tido um primeiro remake internacional em 2013, desta vez na Turquia. Íntikam (Vingança, no idioma turco) contou com a atriz Beren Saat (Fatmagül) na pele da protagonista.

Grey's Anatomy

Outra série que também possuía o ‘novelão’ como sua fórmula básica – e acabou chamando a atenção do mercado latino justamente por isso.

Sua primeira adaptação se deu na Colômbia, sob o curioso título de A Corazón Abierto (em tradução livre, De Coração Aberto). Meredith Grey (Ellen Pompeo) ganhou por lá um nome bem mais sonoro, María Alejandra Rivas (Verónica Orozco), assim como seus colegas do Seattle Grace Hospitalou melhor, Hospital Santa María.

O sucesso da filial colombiana foi tanto que A Corazón Abierto ganhou não só uma segunda temporada, mas também outro remake com o mesmo nome – produzido agora para a audiência mexicana, nos mesmos estúdios de Bogotá.

Plantão Médico

Animada com o êxito estrondoso de A Corazón Abierto, a emissora RCN decidiu regravar outro drama médico de sucesso da TV norte-americana.

Surgia então Sala de Urgencias, que repetiu o sucesso de sua precursora e também assegurou mais de uma temporada em cartaz na programação.

O curioso é que esta versão chegou a ser exibida no Brasil pelo canal pago Fox Life, dublada em português, sob o título de Emergências Médicas.

The O.C.

Quem foi adolescente nos anos 2000 certamente se recorda bem desta série, uma das mais populares do gênero a seu tempo.

De olho no êxito da história de Ryan Atwood (Ben McKenzie), a TV turca adquiriu seus direitos de adaptação e lançou, em 2013, a novela Medcezir (em tradução livre, Maré).

O remake tomou por base apenas as duas primeiras temporadas do seriado, o que inclusive assegurou um final feliz a seus protagonistas, Ryan e Marissa (Mischa Barton) – isto é, Yaman (Çagatay Ulusoy) e Mira (Serenay Sankaya), que chegam a se casar de véu e grinalda no episódio final.

Em tempo: para quem não se lembra, a heroína Marissa Cooper morre ao final da terceira temporada de The O.C., atendendo a um pedido de sua intérprete para deixar o elenco.

Dallas

Poucas vezes a TV estadunidense se ‘mexicanizou’ tanto como nesta série clássica, fenômeno internacional de audiência durante toda a década de 1980 – e com direito a um reboot nos anos 2010.

Por isso, não é de se estranhar que os próprios mexicanos tenham se interessado pela história em algum momento. Isso ocorreu em 2012, quando a TV Azteca (principal concorrente da Televisa) produziu a novela Los Rey – referência à família protagonista, recriação do clã Ewing da obra original.

Todos os personagens icônicos do universo Dallas foram devidamente reproduzidos em Los Rey – inclusive o inesquecível vilão JR Ewing (Larry Hagman), que virou Vado Rey (Leonardo García).

 

Brothers and Sisters

Entusiasmados, talvez, pelos bons resultados do remake de Dallas, os mexicanos da TV Azteca resolveram apostar, já no ano seguinte, em outra adaptação dos EUA. Surgia então Secretos de Familia, versão local da série estrelada por Sally Field.

Aqui, a matriarca Nora Walker foi vivida pela estrela local Ofelia Medina, mantendo seu nome original, mas ganhando outro sobrenome (Morientes) mais apropriado à nomenclatura do país.

Outra presença curiosa é a da atriz Patricia Bernal, mãe do astro Gael García Bernal. Interpretou Karina Álvarez, recriação de Holly Harper (Patricia Wettig) da matriz norte-americana.

Webstories

Breaking Bad

Uma das séries mais elogiadas (e cultuadas) da TV de língua inglesa ganhou uma discreta e fiel adaptação colombiana em 2014, intitulada Metastásis.

Este remake pouco alterou do roteiro original, chegando a ter duração idêntica à de Breaking Bad (62 capítulos) e até preservando certos sentidos implícitos no batismo dos personagens.

Não à toa, Walter White (Bryan Cranston), Jesse Pinkman (Aaron Paul), Saul Goodman (Bob Odenkirk) e Skyler White (Anna Gunn) foram rebatizados respectivamente como Walter Blanco (Diego Trujillo), José Miguel Rosas (Roberto Urbina), Saúl Bueno (Luis Eduardo Arango) e Cielo Blanco (Sandra Reyes).

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.