Succession e One Piece (Reprodução)

Créditos da imagem: Succession e One Piece (Reprodução)

Séries e TV

Notícia

EUA produziu 25% menos séries em 2023 do que em 2022 - mas importou muito mais

Números indicam que a era da "Peak TV" está acabando no país

Omelete
2 min de leitura
19.01.2024, às 10H06

A "Peak TV", termo popularizado para se referir ao boom de produção de séries originais nos EUA desde o advento do streaming, está acabando. É o que apontam os números da Ampere Analysis, repercutidos pelo THR, sobre as estreias de 2023.

Segundo o levantamento, a TV estadunidense lançou 481 temporadas de séries originais durante o ano passado, uma diminuição de quase 25% em relação aos números de 2021 e 2022 - em ambos os anos, foram 633 séries originais lançadas nos EUA.

O número, inclusive, está abaixo do registrado para 2020, ano em que a produção televisiva foi complicada pela pandemia de covid-19. Foram 510 temporadas de séries lançadas naqueles doze meses turbulentos.

A Ampere Analysis aponta, é claro, para as greves trabalhistas em Hollywood durante o ano de 2023 para explicar a queda na produtividade da TV, mas também aponta para uma "inegável curva para baixo no boom de conteúdo original" que estava acontecendo nos últimos anos.

O relatório ainda comenta que 2024 deve ter um número ainda menor de séries originais estadunidenses, tendo em vista os projetos aprovados pelas emissoras e plataformas de streaming para produção.

Enquanto isso, os EUA tem aumentado o ritmo da importação de séries de outros países. Justos, os serviços de streaming sediados por lá produziram 367 séries fora dos EUA, o que indica a "internacionalização da indústria e o deslocamento de Hollywood em seu centro", segundo a análise. 

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.