Marcos Pasquim diz que Kubanacan inovou a TV ao trazer multiverso
Em entrevista ao Omelete, ator revela que só soube de plot final dois meses antes da novela acabar
Hollywood está apaixonada por multiverso e saltos temporais. Mas muito antes dos filmes da Marvel e das 11 indicações ao Oscar de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, uma produção deu os primeiros passos; no caso, em uma ilha fictícia da televisão brasileira. Marcos Pasquim, que viveu o Esteban/Pescador Parrudo de Kubanacan, contou ao Omelete, em tom de brincadeira, que a novela inovou ao introduzir viagens no tempo e linhas temporais. "Lógico que inovou! Kubanacan estava à frente da sua época [risos]"; disse o ator em entrevista durante a divulgação de Desapega, longa que estrela Maisa e Glória Pires.
- [ENTREVISTA] Gloria Pires e Maísa se identificam com personagens em Desapega
- [CRÍTICA] Desapega encanta com Maisa e Glória Pires, mesmo sem aprofundar drama
“O [Carlos] Lombardi [criador] escreveu aquilo à frente do tempo, foi em 2002, e eu não fazia ideia. Como a novela é uma obra aberta, eu não tinha noção que o personagem vinha do futuro [risos] eu só soube nos últimos dois meses de gravação”; confessou Pasquim.
O Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo da Teledramaturgia
Lançado em 2003, Kubanacan fez sucesso ao mostrar a história de Esteban (Pasquim), personagem que passou por reviravoltas improváveis que iam desde passagens no tempo, múltiplas personalidades e até um irmão gêmeo secreto - e fez o ator interpretar três papéis diferentes. No começo, o protagonista vai parar na ilha homônima sem memória e sem conhecimento de sua origem, e ao longo da trama, Esteban assume uma segunda personalidade, transformando-se no obscuro e arrogante Dark Esteban.
A novela também nos apresentou um novo personagem para complementar: Adriano, o irmão gêmeo de Esteban (também interpretado por Pasquim). No final da novela [cuidado com spoilers de uma novela de 2003], Esteban descobre sua verdadeira identidade: ele é o historiador Leon, filho de Rubi (Carolina Ferraz) e do verdadeiro Esteban (Pasquim), que voltou ao passado em uma máquina do tempo para evitar a destruição de Kubanacan pelo ex-presidente Alejandro Rivera (Werner Schünemann). Como se não houvesse mais plot twist, é revelado que o verdadeiro Esteban e Adriano são filhos do antagonista.
Kubanacan está disponível de graça no Globoplay.
O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).
Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.