Deezer: 1 mês grátis + 20% OFF!

Icone Conheça Chippu
Icone Fechar
Séries e TV
Artigo

O que é o Vírus da Evolução Forçada? Entenda revelação importante de Fallout

5º episódio da nova temporada indica que o patógeno será importante na série

Omelete
4 min de leitura
14.01.2026, às 06H00.
Moises Arias como Norm em Fallout (Reprodução)

Créditos da imagem: Moises Arias como Norm em Fallout (Reprodução)

ATENÇÃO: Spoilers de Fallout a seguir!

Um dos momentos mais interessantes do novo episódio de Fallout, lançado hoje (14) pelo Prime Video, acontece quando Norm (Moises Arias) está bisbilhotando em um terminal dentro do prédio da Vault-Tec – mas especificamente, inclusive, o terminal pessoal de Barb (Frances Turner), figurinha carimbada dos flashbacks da série.

Omelete Recomenda

É por lá que ele encontra um documento intitulado F.E.V., ou Forced Evolutionary Virus… e o termo, que pode ser traduzido livremente como Vírus da Evolução Forçada, é bem familiar para os fãs de Fallout.

Um caldeirão de FEV em Fallout (Reprodução)
Um caldeirão de FEV em Fallout (Reprodução)

Como surgiu o FEV?

O Vírus da Evolução Forçada é mais uma das heranças malditas que os turbulentos anós pré-Guerra deixaram para o Ermo. O patógeno nasceu de uma pesquisa da West Tek, uma das grandes empresas dos EUA pré-apocalipse, que inicialmente tinha o objetivo de desenvolver um imunizador generalista que protegesse os soldados de armas biológicas chinesas durante a Guerra Sino-Estadunidense.

Os resultados dos primeiros testes, no entanto, demonstraram que o imunizador desenvolvido pela West Tek também era capaz de aumentar a massa muscular, a resistência e a agressividade dos animais expostos – uma combinação que fez brilhar os olhos do complexo militar dos EUA, que estavam em busca de super soldados e já haviam enfrentado um fracasso no desenvolvimento dos deathclaws.

Em março de 2075, a pesquisa da West Tek foi oficialmente redirecionada para a produção do Vírus da Evolução Forçada, com o objetivo expresso de dar habilidades sobre-humanas aos combatentes da linha de frente da Guerra Sino-Estadunidense. Em janeiro de 2077, após testes em minhocas, ratos, coelhos e gambás, a pesquisa foi movida para Base Militar Mariposa, na Califórnia (EUA), e os testes em humanos começaram – mas, poucos meses depois, as bombas caíram.

The Master em Fallout (Reprodução)
The Master em Fallout (Reprodução)

O que aconteceu com o FEV?

A história do Vírus poderia ter terminado com o apocalipse nuclear, mas um médico chamado Richard Grey não deixou isso acontecer.

Após sobreviver às bombas se refugiando no Abrigo 8, na Califórnia, Grey ganhou reputação como um médico brilhante e grande aliado das caravanas de mercadores que passavam pela região. Em 2102, ele decidiu ajudar um grupo de comerciantes que se propuseram a investigar os estranhos ataques de criaturas mutantes que perturbavam outras caravanas e comunidades por lá… e o grupo, é claro, encontrou a Base Militar Mariposa, populada por robôs de segurança e humanos infectados com o FEV.

Durante a luta para entrar no local, o Dr. Grey foi derrubado dentro de um grande caldeirão de líquido infectado com FEV, sofrendo dolorosas mutações durante uma semana. Uma vez que conseguiu se arrastar para fora de lá, o médico – agora dotado de inteligência extraordinária, mas perturbada, e autointitulado O Mestre – começou seus próprios experimentos com o FEV, que dariam vida à espécie conhecida na mitologia de Fallout como super-mutantes.

Marcus, em Fallout (Reprodução)
Marcus, em Fallout (Reprodução)

O que aconteceu com o Mestre?

A morte do Mestre é um dos eventos-cânone do primeiríssimo jogo de Fallout. Durante a missão para consertar as reservas de água do seu Abrigo, o protagonista do jogo é confrontado pela Unidade – a seita militarística fundada pelo Mestre, que busca a assimilação de todos os seres humanos e sua transformação na raça “superior” de super-mutantes –, e teoricamente pode escolher entre se juntar a eles ou destruí-los.

Os eventos dos jogos seguintes, no entanto, deixam claro que o caminho “oficial” é a destruição da Unidade e a morte do Mestre. Em Fallout: New Vegas, especialmente, vemos os super-mutantes remanescentes do exército do Mestre espalhados pelo Ermo, criando comunidades diversas entre si – em Jacobstown, o articulado super-mutante Marcus lidera um grupo pacifista, que só quer distância dos humanos; em Black Mountain, a delirante Tabitha assume uma posição mais agressiva com seus seguidores.

Para saber se Fallout, a série, vai mergulhar na história do Mestre, e também qual tipo de super-mutantes ela vai nos mostrar, só aguardando os próximos episódios. A segunda temporada tem lançamento semanal no Prime Video, sempre às quartas-feiras.

Webstories

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.