Deezer: 1 mês grátis + 20% OFF!

Icone Conheça Chippu
Icone Fechar
Séries e TV
Artigo

O que aconteceu com o Canadá em Fallout? Entenda reviravolta da série

Cena do novo episódio se conecta com a mitologia dos jogos, e pode indicar conflito

Omelete
3 min de leitura
07.01.2026, às 06H00.
Atualizada em 07.01.2026, ÀS 08H07

ATENÇÃO: Spoilers de Fallout a seguir!

Uma das grandes reviravoltas do novo episódio de Fallout pode ter deixado alguns fãs da série, que não estão familiarizados com os jogos, um pouco confusos. Falamos, é claro, do momento em que Chet (Dave Register) encontra um passaporte canadense escondido em meio aos pertences de Stephanie (Annabel O’Hagan).

Omelete Recomenda

Embora a série não deixe claro o que essa descoberta significa para o futuro da Overseer do Abrigo 32, fica evidente no choque de Chet que esta é uma grande revelação. Mas por quê? Bom, a mitologia de Fallout pode apontar para o caminho que a série quer seguir nessa linha narrativa.

Jornal no jogo de Fallout noticia anexação do Canadá (Reprodução)
Jornal no jogo de Fallout noticia anexação do Canadá (Reprodução)

O que aconteceu com o Canadá em Fallout?

Na linha do tempo estabelecida pela franquia de jogos, o Canadá foi anexado pelos EUA alguns anos antes do apocalipse nuclear, como consequência direta dos conflitos que estavam acontecendo entre os estadunidenses e a China no Alasca.

Tendo em vista que o Canadá se localiza exatamente no meio do caminho entre os EUA continental e o seu estado mais frio, o país sofreu muito com o conflito sino-estadunidense, se tornando rota de transporte para o exército do seu vizinho e, muitas vezes, tendo os seus recursos naturais explorados pelos soldados.

Conforme uma resistência foi se formando dentro do país contra esse abuso, o governo dos EUA foi assumindo uma postura mais agressiva em relação ao vizinho, e em 2072 (cinco anos antes das bombas caírem) a anexação do Canadá foi oficializada.

Annabel O’Hagan em Fallout (Reprodução)
Annabel O’Hagan em Fallout (Reprodução)

O que isso significa para Fallout, a série?

Colocando em palavras bem simples: quando o apocalipse nuclear aconteceu, na mitologia de Fallout, o Canadá não existia mais. Logo, é um choque para Chet saber que Stephanie não só é canadense, como esconde seus antigos documentos em um compartimento secreto dentro de casa.

De certa forma, no entanto, esse detalhe rima bem com o arco da personagem. Apresentada inicialmente como uma residente ingênua do Abrigo 33, Stephanie eventualmente foi revelada como uma das funcionárias da Vault-Tec que foi descongelada para servir como liderança dos Abrigos.

A personalidade agressiva que ela assumiu na nova temporada, e sua rapidez em descartar as “ordens” e “valores” da Vault-Tec durante conversa com Betty (Leslie Uggams) no novo capítulo, podem indicar que Stephanie estava infiltrada na empresa antes do apocalipse, ou ao menos que escondia deles uma parte do seu passado.

Seja a personagem parte de uma “resistência” canadense ou apenas uma refugiada que alcançou posição de poder neste mundo pós-apocalíptico, a descoberta coloca Stephanie e Chet em um caminho interessante para o resto da temporada de Fallout. Resta esperar para ver onde ele vai dar.

Fallout está disponível para streaming no Prime Video, com novos episódios às quartas-feiras.

Webstories

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.