Castelo Rá-Tim-Bum: Elenco fala como programa trouxe representatividade
Programa infantil da TV Cultura foi o marco da televisão dos anos 90 e 2000
Créditos da imagem: TV Cultura
Mesmo quase trinta anos de seu lançamento, Castelo Rá-Tim-Bum se tornou referência de programa infantil, mas o especial da TV Cultura em parceria com a Oreo revelou mais do que isso. O Omelete teve acesso antecipado ao episódio que os atores contam como o seriado levou conhecimento e representatividade do Brasil em larga escala.
- Nostalgia e homenagens marcam Especial de Castelo Rá-Tim-Bum
- Elenco de Castelo Rá-Tim-Bum se reencontrará após 26 anos; saiba como assistir
Patrícia Gasppar, quem deu vida a Caipora, falou sobre como o Castelo a aproximou do folclore brasileiro. "A minha geração é fruto da Disney, então não cresci próxima do folclore brasileiro e não tinha o hábito de ler e ouvir esses tipos de histórias. A Caipora me conquistou e é um orgulho ter feito esse projeto".
Enquanto Cinthya Rachel (Biba) e Eduardo Silva (o pizzaiolo Bongô) observam como eles foram importantes para as crianças negras ao mostrarem personagens fora do esteriótipo. "Pensar que num elenco pequeno, tinha quatro pessoas negros há 30 anos, era uma coisa super inovadora”; disse Eduardo.
“Quando tem negros que falam para mim 'Você era referência de negro que não era escravo e nem bandido, você é uma referência de negro que deu certo na televisão' isso me emociona muito, dá um prazer e um orgulho ter feito parte desse programa"; completa o ator.
Já Cinthya afirma que representatividade é importante e, no caso de ser uma das protagonistas na década de 1990, foi um marco importante. “Hoje em dia, eu recebo muita mensagem falando de ser ‘a menina negra protagonista com o cabelo cacheado’ e 'eu podia ser uma personagem na festa da escola'. Eu não tinha referência, eu era a referência. O Castelo é puro afeto".
Com formato semelhante a Friends: The Reunion, com cenários que reproduzem o programa dos anos 90 e roteiro improvisado, o Especia Castelo Rá-Tim-Bum foi comandado por Cao Hamburger, criador e diretor da série, e o elenco Cassio Scapin (Nino), Rosi Campos (Morgana), Cinthya Rachel (Biba), Fredy Állan (Zequinha) e os personagens coadjuvantes como Angela Dippe (Penélope), Eduardo Silva (Bongo), Patricia Gaspar (Caipora) e Pascoal da Conceição (Dr. Abobrinha). Além deles, foi apresentado os atores que deram as vozes aos fantoches como Fernando Gomes (Gato/ Relógio), Alvaro Peterson (Celeste/ Godofredo) e Enrico Verta (Mau).
O Especial Castelo Rá-Tim-Bum será lançado hoje (25) às 22h, após a exibição do Jornal da Cultura e também estará disponível na internet a partir de domingo (26), no canal do YouTube da Oreo.