Icone Chippu

Alguém disse desconto? Com o Chippu você tem ofertas imperdíveis de streamings e Gift cards! Corre!

Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Icone Conheça Chippu Ver ofertas
Icone Fechar
Séries e TV
Notícia

Nostalgia e homenagens marcam Especial de Castelo Rá-Tim-Bum

Programa infantil da TV Cultura foi o marco da televisão dos anos 90 e 2000

Omelete
4 min de leitura
GB
25.02.2023, às 18H37.
Nostalgia e homenagens marcam Especial de Castelo Rá-Tim-Bum

Créditos da imagem: Nadja Kouchi/Divulgação

Preste a completar 30 anos, a TV Cultura, em parceria com a Oreo, promoverá o reencontro do elenco de Castelo Rá-Tim-Bum hoje (25) às 22h, após a exibição do Jornal da Cultura. O especial estará disponível também na internet a partir de domingo (26), no canal do YouTube da marca de bolachas. O Omelete teve acesso antecipado ao episódio que trouxe o retorno de nome conhecidos e também de quem estava nos bastidores que fizeram a infância de muitos.

Com formato semelhante a Friends: The Reunion, com cenários que reproduzem o programa dos anos 90 e roteiro improvisado, o especial foi comandado por Cao Hamburger, criador e diretor da série, e o elenco Cassio Scapin (Nino), Rosi Campos (Morgana), Cinthya Rachel (Biba), Fredy Állan (Zequinha) e os personagens coadjuvantes como Angela Dippe (Penélope), Eduardo Silva (Bongo), Patricia Gaspar (Caipora) e Pascoal da Conceição (Dr. Abobrinha). Além deles, foi apresentado os atores que deram as vozes aos fantoches como Fernando Gomes (Gato/ Relógio), Alvaro Peterson (Celeste/ Godofredo) e Enrico Verta (Mau).

Omelete Recomenda

BASTIDORES E IMPORTÂNCIA

Nadja Kouchi/Divulgação

Os atores e produção falaram sobre como foi feita a criação e a ideia do interior do castelo ser única e cativante para o público. Cao disse que, na época, queria transformar o cenário de forma "misteriosa e alegre", fugindo do esteriótipo de bruxa e mágica que tinha. "[O castelo é] uma reserva humanista no meio de uma cidade cinza e violenta"; define o criador.

Cassio, o Nino, revela que, apesar de ser o mais velho do grupo, ele era quem mais atazanava o trio. "Eu tive que fazer um revertério para recuperar a minha infância e fiquei mais infernal que eles porque, o único jeito de eu me sentir integrado com eles, era que eu fosse tão infernal quanto eles e o perturbassem para que saíssem da zona de conforto".

Cinthya, a Biba do programa, concorda e acha que, em meio aos cenários lúdicos e a própria temática, era inevitável que os mais velhos voltasse à infância. "Acho que todos os adultos viraram criança e tinha muito dessa coisa lúdica"; disse.

Dentre os episódios mais marcantes, Rosi, quem fez Morgana, lembra quando gravaram no zoológico e, na época, Castelo Rá-Tim-Bum não foi lançado e gerou muitos olhares das pessoas. "A gente foi gravar esse episódio antes de o programa ir ao ar, então as pessoas olhavam para a gente tipo ‘quem é esse pessoal de roupa colorida e toda maquiada?'"; conta a atriz.

Dilma Souza Campos, uma das dançarinas do quadro “Que Som é Esse?”, diz que muitas cenas e ideias foram de improviso. "As pessoas acham que a gente chegou lá e tava tudo pronto, mas o ovo do cenário, por exemplo, tava fechado e a gente inventou de entrar nele na hora."

Mesmo com as brincadeiras e aventuras mágicas, o programa da Cultura foi relevante ao inspirar seus fãs, tanto que, após três décadas, Castelo Rá-Tim-Bum é lembrado até os dias atuais. "A maneira como a gente ensinava no Castelo era muito divertida, você falar de um mesmo assunto de várias maneiras diferentes enriquece muito uma aula"; disse Rosi sobre a forma didática que sua bruxa falava sobre os acontecimentos históricos.

Os atores contam como, ao longo dos anos, ouviram de espectadores que escolheram profissões por conta do programa. Conforme fala Ciça Meirelles, outra dançarina que fazia o passarinho. "Muita gente me disse que fez faculdade de música por conta das passarinhas".

Outra que ouviu diversos relatos foi a atriz Angela, que deu vida a Penélope, a “profissional da comunicação” segundo o seu jingle, e inspirou diversas jornalistas. "Muitas moças me encontram e falam: 'Virei jornalista por conta da Penélope' e a gente vê como é importante o programa infantil"; disse Angela.

RAIOS, TROVÕES E HOMENAGENS

Nadja Kouchi/Divulgação

Um dos pontos altos do programa é o carinho que o elenco expressa ao lembrar de atores que já faleceram. Quando o elenco está encenando um dos episódios da série, aparece de surpresa Doutor Vitor, o patriarca do castelo e tio de Nino, na figura de Carlos Mamberti, filho de Sérgio Mamberti (que morreu em 2021), que homenageou o pai caracterizado no especial.

A aparição foi uma surpresa para o elenco, revela Cao que escondeu esse segredo, e fez todos se emocionarem - como Cassio e Cynthia caírem em lágrimas com a caracterização semelhante.

O ator Carlos Mamberti conta que se sente orgulhoso de estar vestindo do personagem mais importante da carreira do seu pai. "É incrível que, 30 anos depois, eu estar fazendo essa homenagem com o personagem mais importante da história do meu pai".

Outro artista lembrado foi Wagner Bello, o Etevaldo, que tinha uma postura a frente do seu tempo. "O comportamento do Wanger era todo especial, então ele usava saia e top numa época que não usava, já era um rebu"; disse Cassio ao lembrar do colega.

Wagner faleceu em 1994, antes de gravar o episódio que seria sua última aparição. Na época, a produção decidiu fazer uma bela homenagem e chamou Siomara Schroder, amiga de Bello para interpretar Etecetera, irmã do ET.

Na trama, Etevaldo se despede das crianças de forma lúdica com uma carta escrita lida pelas crianças. "Eu não posso ir ao castelo porque estou aqui, entre as estrelas, brincando".

O Especial Castelo Rá-Tim-Bum será lançado hoje (25) às 22h, após a exibição do Jornal da Cultura e também estará disponível na internet a partir de domingo (26), no canal do YouTube da Oreo.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.