Dexter: Pecado Original é "copia e cola" da primeira - para o bem e para o mal

Créditos da imagem: Paramount+/Divulgação

Séries e TV

Artigo

Dexter: Pecado Original é "copia e cola" da primeira - para o bem e para o mal

Nova série da franquia estreia hoje (13) no Paramount+

Omelete
4 min de leitura
13.12.2024, às 05H01.

Fenômeno dos anos 2000, Dexter entrou para o hall de séries aclamadas cujo final deixou milhões de fãs insatisfeitos, assim como aconteceu com Lost e Game of Thrones. A raiva era tanta que Clyde Phillips, criador da atração que havia deixado o comando após o fim da quinta temporada, foi convocado para ressuscitar a franquia anos depois e "corrigir" o fim da história do serial killer Dexter Morgan (Michael C. Hall) com a minissérie Dexter: New Blood. O sucesso inesperado (ou não) da sequência/derivado fez com que o canal Showtime optasse por manter a franquia viva, e do resultado desse desejo nasceu Dexter: Pecado Original, produção que serve como um prelúdio da original e que conta o início da jornada do protagonista - como policial e como assassino.

Ao assistir aos primeiros episódios da nova série, é possível entender rapidamente a filosofia usada por Phillips ao desenvolver sua ideia: em time que está ganhando não se mexe. Mesmo com um elenco totalmente novo e que conta com o retorno de Michael C. Hall apenas como narrador e voz interior de Dexter, agora vivido por Patrick Gibson em sua versão mais jovem, Pecado Original replica a mesma fórmula que deu certo na original e em New Blood, quase como um "copia e cola" que só não saiu barato devido ao time de atores renomados escalado para compor o elenco.

Para quem assistiu à série original, a experiência de acompanhar Pecado Original será como assistir a uma outra versão de sua série favorita. Algumas dinâmicas, claro, vão parecer inéditas dentro da franquia - Harry (Christian Slater), pai do protagonista, ainda está vivo e interage com todos os personagens, enquanto Debbie (Molly Brown) é uma estudante do colegial de comportamento um tanto rebelde e que sequer imagina em seguir carreira na polícia como o pai. No meio disso (re)encontramos Dexter (Gibson), recém-formado e se preparando para fazer medicina, em busca de algo o ajude a conter o desejo de matar de seu Passageiro Sombrio.

Com exceção do elenco, toda a estrutura vista em Dexter segue intocável em Pecado Original. A voz sedutora de Michael C. Hall nos narra os pensamentos de um jovem Dexter que ainda entende muito pouco sobre o seu instinto assassino. O código de conduta imposto pelo pai para que ele não saia matando inocentes já existe e pouco é explicado, o que pode atrapalhar novos fãs que tenham interesse em acompanhar a história do serial killer com a estreia da nova série. O mesmo vale para possíveis easter eggs da relação do protagonista com Batista (James Martinez) e Masuka (Alex Shimizu), futuros colegas de trabalho mas que ainda tratam Dexter como um novato da polícia de Miami assim que ele decide se juntar à equipe forense.

Por falar em easter eggs, Pecado Original acerta ao explorar alguns detalhes do passado da família Morgan que foram pouco trabalhados na série original. Os fãs mais antigos vão aprender mais sobre o primeiro casamento de Harry, o início de sua relação com Laura e famigerada enfermeira que se tornou a primeira vítima de Dexter.

Fórmula batida?

Exibida entre 2005 e 2013, a série original de Dexter foi um dos grandes títulos da década. Passados quase 20 anos, Clyde Phillips aposta na mesma fórmula para replicar em Pecado Original tudo o que deu certo com a primeira. Contudo, passados alguns episódios, o formato de um vilão por semana com um grande antagonista por temporada será capaz de sustentar a audiência?

No caso de antigos fãs, o spin-off pouco faz para ir além do fan service e easter eggs. Não há grandes novidades no universo de Dexter Morgan que não seja a presença de Tanya Martin (Sarah Michelle Geller), chefe da área forense da polícia de Miami, e Aaron Spencer (Patrick Dempsey), o capitão do time. Por ser de conhecimento público que estes personagens não fazem parte do futuro do protagonista, é esperado que eles estejam de alguma forma envolvidos com os mistérios da nova série, mas até isso seria batido demais para uma franquia antiga.

Onde assistir?

Com 10 episódios, Dexter: Pecado Original estreia nesta sexta-feira (13) exclusivamente no Paramount+, que também tem no catálogo a série original e New Blood. Já a Netflix conta com todas as temporadas de Dexter.

O elenco completo conta com Patrick Gibson, Molly Brown, Christina Milian, James Martinez, Alex Shimizu, Reno Wilson, Sarah Michelle Gellar, Patrick Dempsey e Michael C. Hall.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.