Casey Bloys, atual CEO da HBO, pediu diretamente a funcionários que criassem contas falsas nas redes sociais para responder a críticos que falaram mal de produções originais da emissora. A revelação vem de uma matéria da Rolling Stone, baseada nos documentos do processo de um ex-funcionário contra o canal.
Sully Temori, que foi assistente executivo na HBO até sua demissão em 2021, pouco depois de trabalhar na produção de The Idol, está processando a emissora por demissão injusta, alegando que sofreu assédio moral e ameaças após revelar a um superior que estava sofrendo de um problema de saúde mental.
Como parte do processo, Temori acusa os ex-chefes de relegar a ele atividades que não faziam parte da sua descrição de trabalho oficial - entre elas, a de criar uma conta falsa no Twitter para responder a críticos de produções da HBO sempre que o então chefe de programação do canal, Casey Bloys, desejasse.
O ex-funcionário entregou à Rolling Stones trocas de mensagens e e-mails que comprovam a forma como esse processo funcionava: primeiro, Bloys chamava a atenção de Kathleen McCaffrey, vice-presidente de drama da HBO, para tuítes ou comentários negativos específicos sobre produções do canal.
McCaffrey então relegava a Temori a responsabilidade de postar a resposta que Bloys desejava dar à crítica, utilizando uma conta falsa. Uma delas, ainda no ar, foi registrada sob o nome fictício de Kelly Shepherd (@KellySh33889356) e ilustrada com uma foto genérica de banco de imagens corporativo.
Em duas ocasiões, "Kelly" interagiu com o crítico da Rolling Stone, Alan Sepinwall: na primeira, disse que sua crítica negativa da série de fantasia The Nevers, criada por Joss Whedon, refletia as "opiniões seguras e assustadas" que ele normalmente dava.
Apenas algumas semanas depois, quando Sepinwall postou uma crítica morna a Mare of Easttown, "Kelly" respondeu: "Alan estava errado sobre Succession, e está errado aqui novamente. Ele sempre erra porque está ocupado sinalizando sua virtude."
Alan missed on Succession and totally misses here because he is busy virtue signaling.
— Kelly Shepherd (@KellySh33889356) April 14, 2021
Bloys também instruiu os funcionários a responderem comentários negativos sobre sua administração da HBO em sites dedicados à indústria do entretenimento, como o Deadline Hollywood.
Em duas ocasiões, contas anônimas criadas sob as ordens do executivo zombaram de comentaristas do site, dizendo que "a HBO parece estar ótima, muito obrigado" e declarando que "Bloys era o futuro [do entretenimento]."
De acordo com Temori e seus advogados, esses casos sinalizam uma cultura maior de bullying dentro da HBO, que o levou a desenvolver problemas psicológicos. A emissora negou a acusação de assédio à Rolling Stone, mas não se pronunciou sobre os comentários nas redes sociais.
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