Festival cultural SXSW é cancelado por conta do coronavírus

Créditos da imagem: SXSW/Divulgação

Música

Notícia

Festival cultural SXSW é cancelado por conta do coronavírus

É a primeira vez em 34 anos que evento não acontecerá

Nicolaos Garófalo
06.03.2020
21h46
Atualizada em
24.03.2020
12h03
Atualizada em 24.03.2020 às 12h03

Após uma série de artistas afirmarem que não tocariam no festival por conta dos riscos de contaminação do coronavírus, a organização do South By Southwest (SXSW) anunciou nesta sexta-feira (6) que cancelará o evento. Em um comunicado oficial, foi anunciado que os organizadores do festival decidiram seguir as orientações da cidade de Austin, no Texas, e “fazer a nossa parte para garantir a segurança da equipa, publico e membros da comunidade de Austin”.

Nós estamos devastados de fazer este anúncio. ‘O show deve continuar’ está no nosso DNA e esta será a primeira vez em 34 anos que o evento de março não irá acontecer” afirma o comunicado, que reforça que, na última quarta-feira (4), a Secretaria de Saúde Pública de Austin havia dito que o cancelamento do SXSW não reforçaria a segurança da comunidade. O anúncio afirma ainda que os organizadores estão trabalhando para remarcar o evento ainda em 2020.

Apesar de o evento de março não poder acontecer do jeito que esperávamos, nós continuamos trabalhando em atingir nosso objetivo – ajudar pessoas criativas a realizar seus sonhos”.

Efeito Coronavírus na cultura pop

COVID-19 é uma nova mutação da família coronavírus que está se espalhando em ritmo alarmante desde dezembro de 2019. A China foi o primeiro país vítima da epidemia, com infecções e mortes confirmadas em todas as suas províncias. Desde então, a presença do vírus foi confirmada em quatro continentes - incluindo a América do Sul, com casos no Brasil, Argentina e Chile.

Pela importância da China como mercado, a indústria audiovisual sentiu o impacto desde o primeiro momento já que vindouros lançamentos, como Mulan e 007 - Sem Tempo Para Morrer, precisaram ser adiados para não perder a bilheteria de lá. No país, mais de 70 mil cinemas foram fechados.

Ao ritmo que a doença se espalha, as consequências são sentidas em outras partes do mundo do entretenimento. As filmagens do próximo Missão: Impossível tiveram que ser adiadas por conta do surto na Itália, onde o filme era rodado. Já o grupo de k-pop BTS teve de cancelar turnês na Coréia do Sul, país mais afetado pelo coronavírus fora da China.