Coronavírus causa fechamento de 70 mil cinemas e impacta bilheteria mundial

Créditos da imagem: Frederic J. Brown / AFP

Filmes

Notícia

Coronavírus causa fechamento de 70 mil cinemas e impacta bilheteria mundial

Prejuízo em 2020 pode chegar a US$ 2 bilhões

Gabriel Avila
29.01.2020
13h19

O surto de Coronavírus causou o fechamento de mais de 70 mil cinemas na China, um dos maiores mercados mundiais. De acordo com o THR, a epidemia descoberta no país em dezembro fez com que praticamente todas as salas no país, que é o segundo maior mercado mundial do cinema - ficando atrás apenas dos EUA.

Afetando também teatros, parques de diversão e peças de teatro, o Coronavirus pode causar um prejuízo de até US$ 2 bilhões na bilheteria estimada para 2020. Perda agravada pelo período do ano, já que muitos lançamentos miravam as festividades do ano novo chinês - que é celebrado em 25 de janeiro.

Outro dano colateral está no lançamento de filmes chineses no resto do mundo, pois o governo do país só permite distribuição internacional das produções após a estreia local. Para driblar o problema, distribuidoras como a Huanxi optaram por fazer as estreias através de serviços de streaming, o que gerou revolta das redes de cinema que prometeram boicote a futuros lançamentos e exigiram intervenção governamental para impedir a medida.

Segundo o site, não só os próximos grandes lançamentos como o live-action de Mulan e 007 - Sem Tempo para Morrer podem ser adiados na China, como todo o calendário de estreias pode ser reformulado caso a epidemia não seja controlada logo.